Na madrugada de hoje para amanhã teremos um eclipse total da Lua, quando a sombra da Terra será projetada totalmente sobre o corpo do nosso satélite natural. Além do eclipse, o dia será marcado pela chegada do verão no hemisfério sul.
Apesar de ser um belo espetáculo, apenas parte do fenômeno poderá ser visto de todo o Brasil.
Apesar de ser um belo espetáculo, apenas parte do fenômeno poderá ser visto de todo o Brasil.
Entrada da lua na penumbra: 05h29UT
Inicio da fase parcial: 06h33UT
Inicio da totalidade: 07h41UT
Meio do eclipse: 08h17UT
Final da totalidade: 08h53UT
Final da fase parcial:10h01UT
Saida da lua da penumbra: 11h04UT
Horários acima em Tempo Universal (UT):
Estados com Horário de Verão: diminuir 2 horas
Estados sem Horário de Verão: diminuir 3 horas
Estados com Horário de Verão: diminuir 2 horas
Estados sem Horário de Verão: diminuir 3 horas
O CEAMIG (Centro de Estudos Astronomicos de Minas Gerais) criou um projeto observacional para o eclipse com a descrição das crateras e os instantes previstos de imersão para observação: (http://www.ceamig.org.br/6_proj/eclipse_dez.pdf).
(CONTINUA...)
O eclipse terá início às 03h29 pelo horário de Brasília e finalizará às 09h04. No entanto, em grande parte do país, principalmente nas regiões Sul e Sudeste, a Lua cheia se põe por volta das 05h30, interrompendo a observação do fenômeno. Nessas localidades o fenômeno será parcial e a totalidade do eclipse só poderá ser vista durante alguns minutos.
Os melhores lugares para se observar o evento são aqueles localizados no extremo oeste do Brasil, à medida que nos afastamos em direção ao Atlântico o eclipse perde sua majestade.
Aqui é interessante fazer uma outra abordagem do fenômeno: se um observador estivesse na Lua, o que seria observado? A resposta é: Um eclipse do Sol! Entretanto, este ocorreria de forma diferente daqueles que são vistos aqui da Terra, pois na Lua veríamos um anel vermelho intenso ao redor da Terra durante o eclipse, como tenta mostrar a ilustração artística a seguir:
![]() |
Concepção artistica de um eclipse total da lua, visto da lua. (Lucien Rudaux, Wikipédia) |
Os eclipses da Lua não representam risco para a vista, ao contrário dos eclipses solares. Para estes é recomendado usar óculos especiais na observação.
Se buscarmos por outro eclipse lunar combinado com solstício de verão remontamos a 21 de dezembro de 1638, quando houve um eclipse total da Lua cujo meio ocorreu à 01:59 UT enquanto que o instante do solstício ocorreu às 16:04 UT. Uma próxima ocasião será somente em 2094 quando um eclipse total da Lua, visível em parte no Brasil, coincidirá com o solstício de verão no dia 21 de dezembro.
O primeiro eclipse solar parcial de 2011 acontecerá em 4/1/2011. Em caso de bom tempo, será visível na Europa, especialmente na região norte da Suécia, no norte da África, Oriente Médio e Ásia Central.
Quatro eclipses solares parciais e dois eclipses lunares totais estão previstos para 2011, uma combinação rara que acontecerá apenas seis vezes no século 21.
Olá, Otávio!
ResponderExcluirPelo visto, vocês levaram sorte, para observarem esse acontecimento, ao contrário de mim, pois aqui o tempo chuvoso, não deu a menor chance. Mas, é como eu disse para as minhas amigas... Tainá e Marjory que nós conhecemos (projeto pequeno astrônomo), em 2094 eu com 144 anos, posso assistir a repetição desse espetáculo, similar em suas caracteríticas, junto com a galera... Galileu, kleper, Newton, Mourão e outros mais. Que vc acha? Responda sério! Sem achar graça... assim como eu que... KKKKKKKKKKKKK!!!!!!!! Nem eu aguentei, então, está liberado! Pode rir!
[1]!!!!!