quarta-feira, 26 de junho de 2013

Tocha Olímpica irá ao espaço pela 1ª vez na história

rUSSIA LEVARÁ AO ESPAÇO EM NOVEMBRO

A Agência Espacial Russa (Roscosmos) tornou-se Parceiro de Honra do Revezamento da Tocha Olímpica dos Jogos Olímpicos de Inverno Sochi 2014. O acordo foi assinado pelo presidente da Comissão Organizadora, Dimitry Chernyshenko, e o chefe da Roscosmos, Vladimir Popovkin. Segundo o acordo, a tocha olímpica viajará ao espaço para a Estação Espacial Internacional (ISS) e lá irá fazer uma 'caminhada espacial'. Esta deverá ser a primeira vez que a Tocha Olímpica irá ao espaço.

No início do ano, o chefe do Comitê Olímpico Russo, Alexander Zhukov, sugeriu que os esforços seriam feitos para enviar a chama acessa para o espaço. Mas, por causa de regulamentos de segurança a bordo da ISS, ela permanecerá apagada durante todo o tempo. "Temos um foguete alimentado por oxigênio e querosene, por isso há regras básicas de segurança", disse Popovkin (da Roscosmos). "Não pode haver quaisquer chamas."

A tocha olímpica viajará na nave Soyuz TMA-11M no início de novembro desse ano. Uma vez no espaço, os cosmonautas russos Sergei Ryazansky e Oleg Kotov levarão a tocha numa caminhada espacial. Os cosmonautas já começaram a sua formação na Star City. Por razões de segurança, não está previsto que a tocha fique acessa.



A missão de passar a tocha para a tripulação é de responsabilidade do capitão Mikhail Tyurin. Na cerimônia de assinatura, o capitão Tyurin recebeu o tocha olímpica das mãos de Vladimir Popovkin (chefe da Roscosmos).

Depois de ir ao espaço, a tocha vai retornar à Terra com o cosmonauta Fyodor Yurchikhin, que atualmente está na ISS.

O Presidente do Comitê Organizador de Sochi 2014, Dimitry Chernyshenko, disse: "Ninguém fez isso antes. A caminhada espacial de dois cosmonautas russos com a tocha olímpica será um momento único na história olímpica. Quero agradecer a Agência Espacial Russa pelo apoio que nos permitirá levar o Revezamento da Tocha Olímpica para a fronteira final". No Twitter, ele disse: "A nossa ambição para conquistar o espaço pela 1ª vez na história olímpica torna-se realidade." "#Sochi2014 A Tocha chegará ao espaço aberto!"

O chefe da Roscosmos, Vladimir Popovkin, disse: "A realização de uma caminhada espacial com a tocha olímpica é um evento sem precedentes na história olímpica e na história espacial. Sua chegada em órbita e essa caminhada espacial, por cosmonautas russos, será uma nova e brilhante página na história da exploração espacial. Deixe-me agradecer ao Comitê Organizador de Sochi 2014 pela seleção da Agência Espacial Russa como um Parceiro de Honra".

 - Os Jogos Olímpicos de Inverno Sochi 2014:
A XXII Olimpíada de Inverno será entre 7 a 23 de fevereiro em Sóchi, Krasnodar, na Rússia. Os Jogos serão realizados em dois clusters: o cluster costeiro em Sóchi, sediando os esportes de gelo; e o cluster das montanhas, sediando os eventos de neve na Clareira Vermelha.
 - O Revezamento da Tocha:
O revezamento da tocha olímpica começa em Sochi em 7 de outubro desse ano. De acordo com cálculos dos organizadores, 90% da população russa estará a até uma hora de distância da rota do revezamento. O Revezamento da Tocha Olímpica de Sochi 2014 será o maior da história dos Jogos Olímpicos de Inverno. O Revezamento vai acabar na Cerimônia de Abertura, em Sochi em 7 de fevereiro de 2014.

 - Agência Espacial Federal (Roscosmos):
A Roscosmos é um órgão federal de autoridade executiva, responsável por garantir a implementação de políticas públicas e regulamentações legais, serviços públicos e gestão da propriedade do Estado no campo das atividades espaciais, cooperação internacional na implementação de projetos conjuntos, e programas na área de atividades espaciais para a indústria aeroespacial. Trabalha com foguetes e tecnologia espacial, bem como tem a coordenação geral das atividades realizadas no Cosmódromo de Baikonur.


Fonte: 
Site oficial dos Jogos Olímpicos de Inverno Sochi 2014 (em inglês)
RIA Novosti (em inglês)
Astro Watch (em inglês)

Nenhum comentário:

Postar um comentário