Primeiro foguete privado volta à Terra

A cápsula espacial privada Dragon reingressou na atmosfera terrestre e pousou no oceano Pacífico nesta quarta-feira, após ser lançada para orbitar duas vezes a Terra, informou a Nasa.
"A nave Dragon, da SpaceX, caiu com sucesso no oceano. Missão cumprida!", escreveu a agência espacial americana em sua conta no Twitter.

Ilustração mostra cápsula Dragon, da empresa SpaceX, que vai orbitar a Terra e passar por testes de voo (AFP)

A empresa americana SpaceX, proprietária da nave, também confirmou que fez um "pouso suave" às 17h4, no horário de Brasília, menos de quatro horas após o lançamento da cápsula a bordo do foguete Falcon 9 de Cabo Cañaveral, na Flórida (EUA).
Esta missão era a primeira tentativa por parte de uma empresa privada de enviar uma nave à orbita e trazê-la de volta à Terra, e pode abrir caminho para os voos espaciais comerciais, após a Nasa aposentar sua frota de ônibus espaciais no ano que vem.
A SpaceX é uma as duas companhias com contratos comerciais para entrega de cargas na ISS. A outra é a Orbital Sciences, que planeja utilizar o foguete Taurus 2 e veículos não tribuplados como o Cygnus.
Fonte: Reuters; France Presse; FolhaOnline e Estadão.com
Primeiro foguete privado volta à Terra Primeiro foguete privado volta à Terra Reviewed by OTÁVIO JARDIM ÂNGELO on 14:00 Rating: 5

Um comentário

  1. Olá, Otávio!
    Enquanto lá, empresas privadas são capazes de projetar e construir essas naves, aqui não vemos a decolagem do VLS. Por que será? Acorda Basil!!!

    ResponderExcluir