Discovery se acopla a ISS

A nave Discovery se acoplou ontem à Estação Espacial Internacional (ISS) com seus seis tripulantes e um módulo carregado de peças de reposição, de equipes e do Robonaut 2, o primeiro robô humanoide a viajar ao espaço.
Veja o vídeo em: (http://www.nasa.gov/multimedia/videogallery/index.html?collection_id=14554&media_id=67132241).
(Reuters/Nasa TV)
(CONTINUA...)
O comandante Steve Lindsey e o piloto Eric Boe executaram sem contratempos a manobra de acoplamento, que foi concluída às 16h14 do horário de Brasília, dois minutos antes do previsto.
A nave foi lançada na quinta-feira (24) do Centro Espacial Kennedy na Flórida para empreender uma última missão de 11 dias antes que a Nasa a retire de funcionamento.
A chegada do Discovery aumenta o peso da ISS até 545 toneladas, um recorde de massa já que tem acoplado, pela primeira vez ao mesmo tempo, a nave, os módulos espaciais ATV e HTV e as naves russas Soyuz e Progress.
(NASA TV)

A operação começou três horas antes do acoplamento, quando a tripulação ligou o motor esquerdo do Sistema de Manobra Orbital durante 11 segundos, para colocar a nave na rota correta rumo à ISS.
Por volta das 15h15 do horário de Brasília, o comandante Lindsey começou a manobra conhecida como "cambalhota para trás", para permitir que os astronautas da estação espacial tirem fotografias das placas que protegem o Discovery contra o calor.
A nave descreveu a continuação até posicionar-se a 94 metros na frente da Estação, para permitir que o complexo espacial o interceptasse à hora prevista.
Os tripulantes do Discovery serão recebidos em cerimônia especial na ISS, um momento muito esperado dentro da última missão da nave antes que a Nasa o retire de funcionamento.
Dois dos astronautas, Alvin Drew e Steve Bowen, protagonizarão a etapa seguinte da missão na segunda-feira (28), com o primeiro de seus dois passeios espaciais previstos, que durará seis horas e lhes permitirá instalar uma câmera na estrutura da estação, a fim de criar um ponto de conexão entre o espaço e a Terra.
(Reuters / NASA TV)

Fonte: Portal G1 e NASA.
Discovery se acopla a ISS Discovery se acopla a ISS Reviewed by OTÁVIO JARDIM ÂNGELO on 23:45 Rating: 5

Um comentário

  1. Olá, Otávio!
    Até que enfim, chegamos ao término desse capítulo da novela "vai ou não vai"? que foi, o lançamento dessa nave e agora que o Robonaut 2 está com os pés convenientemente "esquentados", acredito que tudo deverá transcorrer nos eixos. Voce notou qual é o maior contraste que a tripulação da ISS aperesenta no momento? è uma questão de cabeça! O robonaut 1 à esquerda com os braços cruzados, tem uma pista de pouso rosada e lustrosa, enquanto a astronauta lá no fundo, exibe uma peruca à la Vanessa da Mata! KKKKKKKKKKKKKKKK!
    Um abraço!!!!!

    ResponderExcluir