sábado, 26 de março de 2011

Após 12 anos de atividade, a sonda Stardust é desligada

Segue abaixo a reportagem publicada no Folha de SP sobre a despedida da da Stardust:

A Stardust não vai mais se dedicar à caça de cometas no espaço. Após 12 anos de pesquisa, a nave espacial encerrou oficialmente sua "vida útil".
"É como dizer adeus a um amigo", comentou Allan Cheuvront, integrante do projeto desde a concepção da Stardust, em 1996, e o lançamento três anos depois.
Seguindo um comando dado pela Nasa (agência espacial americana), a Stardust queimou o combustível que ainda lhe restava e deu início a uma sequência de encerramento de suas atividades.
Por causa da distância entre os controladores de voo e a nave --aproximadamente 148 milhões de quilômetros--, o procedimento de desativação nesta sexta-feira levou cerca de uma hora e meia.
Sem combustível, a Stardust não tem como manter funcionando seus painéis solares e, com baterias esgotadas, será desligada em definitivo e deixada na órbita do Sol. 

Leia mais sobre a missão em: (http://daterraparaasestrelas.blogspot.com/2011/02/imagens-da-missao-stardust-next-ao.html)

Fonte: 
Folha de SP (http://www1.folha.uol.com.br/ciencia/893856-apos-12-anos-de-atividade-nave-cacadora-de-cometas-e-desligada.shtml) (25 março 2011).

Nenhum comentário:

Postar um comentário