Artigo no Diário da Rússia sobre 4º Encontro Internacional de Astronomia

O artigo, com título "Encontro Internacional de Astronomia traz cosmonautas russos ao Brasil" publicado na sexta (dia 11) no Diário da Rússia fala sobre a presença de dois cosmonautas no Encontro e a repercussão na comunidade russa. O 4º Encontro Internacional de Astronomia e Astronáutica é organizado pelo Clube de Astronomia Louis Cruls, com a direção de Marcelo de Oliveira. Para mais informações sobre o Encontro acesse: (http://meeting.passeiopeloceu.org/index-encontro.html).
Abaixo a reportagem na íntegra:

Entre os dias 21 e 23 de abril será realizado no Teatro Trianon, em Campos, RJ, o 4º Encontro Internacional de Astronomia e Astronáutica, organizado pelo professor de Física Marcelo de Oliveira Souza, coordenador no Brasil dos Programas Internacionais de Ensino e Popularização da Astronomia e da Astronáutica.
Tendo como parceiros a Mir Mídia e Consultoria Internacional (responsável pelo site Diário da Rússia e o programa radiofônico Voz da Rússia) e o Consulado Geral da Federação da Rússia no Rio de Janeiro, o Encontro conta ainda com o apoio de entidades internacionais, como a organização Astrônomos Sem Fronteiras, e nacionais, como o Instituto Federal Fluminense, a Fundação Cultural Jornalista Oswaldo Lima e a Prefeitura de Campos dos Goytacazes. O evento é aberto ao público, totalmente gratuito, e em seus três dias de realização terá início às 9 horas da manhã.
Confirmaram presença no Encontro o astronauta brasileiro Marcos Pontes e o americano Charles Duke, um dos astronautas que estiveram na Lua, e os cosmonautas russos Oleg Kotov e Pavel Vinogradov. Estarão também presentes cientistas de Brasil, Rússia, China, Índia, Irã, Romênia, Portugal, Estados Unidos, Japão, Colômbia, Venezuela e Uruguai. Os cosmonautas russos falarão de suas experiências e das comemorações que estão sendo realizadas na Rússia pelos 50 anos do primeiro voo espacial tripulado, realizado pore Yuri Gagarin. A data de lançamento daquele voo, 12 de abril, passou a ser celebrada na Rússia como Dia da Cosmonáutica e do Cosmonauta.
Cosmonauta Pavel Vinogradov: presença no Brasil em abril, para o Encontro de Astronomia de Campos, RJ



O Comandante Kotov, Herói da Federação da Rússia  
Oleg Valeriyevich Kotov, nascido em 27 de outubro de 1965, na península da Crimeia, permaneceu seis meses em órbita como membro da Expedição 15 da Estação Espacial Internacional, para onde foi lançado do Cosmódromo de Baikonur em 7 de abril de 2007, no comando da nave Soyuz TMA-10, junto com o cosmonauta Fyodor Yurchikhin e o turista espacial americano Charles Simonyi.
Durante a permanência em órbita, Kotov e Yurchikhin realizaram atividades extraveiculares, instalando painéis protetores para reforçar a segurança da Estação Espacial contra impactos de detritos espaciais microscópicos. Oleg Kotov retornou à Terra em 21 de outubro de 2007, e depois desempenhou outras missões espaciais, em 2009 e 2010. Por todos os seus feitos, foi contemplado com o título de Herói da Federação da Rússia, a mais alta condecoração do país.
Pavel Vinogradov, veterano do espaço
Também Herói da Federação da Rússia, Pavel Vladimirovich Vinogradov, nascido em Magadan, em 31 de agosto de 1953, foi selecionado para o programa espacial soviético em 1992 e passou os dois anos seguintes treinando como cosmonauta. Em agosto de 1997, foi pela primeira vez ao espaço, a bordo da nave Soyuz TM-26, em direção à Estação Espacial Mir, onde passou 197 dias em gravidade zero. Ele e seu companheiro de missão, Anatoli Solovyev, realizaram durante este período cinco passeios no espaço, num total de 25 horas de atividades extraveiculares.
Em 30 de março de 2006, Vinogradov voltou ao espaço como comandante da Expedição 13, para nova temporada em órbita, desta vez a bordo da Estação Espacial Internacional – ISS, no comando da nave Soyuz TMA-8, em companhia dos astronautas Jeffrey Williams, dos Estados Unidos, e Marcos Pontes, do Brasil (a primeira viagem de um brasileiro ao espaço).

Fonte: Diário da Rússia (http://www.diariodarussia.com.br/tecnologia/noticias/2011/03/11/encontro-internacional-de-astronomia-traz-cosmonautas-russos-ao-brasil/)
Artigo no Diário da Rússia sobre 4º Encontro Internacional de Astronomia Artigo no Diário da Rússia sobre 4º Encontro Internacional de Astronomia Reviewed by OTÁVIO JARDIM ÂNGELO on 12:42 Rating: 5

Nenhum comentário