Avelino Ferreira fala sobre o governo Rosinha e as atividades de astronomia em Campos

Foi postado um artigo, ontem (dia 3), no Blog de Avelino Ferreira (presidente da Fundação Cultural de Campos - Jornalista Oswaldo Lima) no qual ele comenta sobre a parceria do atual governo municipal e o Clube de Astronomia Louis Cruls, no desenvolvimento de atividades voltadas para astronomia e astronáutica.
Avelino é presidente da Fundação Cultural de Campos, jornalista, professor de Filosofia e ator.

"Estamos cumprindo o nosso papel na cultura"
Desde 2009, quando assumimos a presidência da Fundação Oswaldo Lima, temos atuado em parceria com o Clube de Astronomia Luis Cruls e o Instituto Federal Fluminense, na divulgação e popularização da astronomia. O Clube, que completa 15 anos, nunca teve o apoio que o governo Rosinha Garotinho tem dado ao seu trabalho que, por sua importância, ganhou notoriedade internacional e o reconhecimento da UNESCO que, em dezembro de 2010, chancelou o projeto.
 

Campos, que nos anos de Arnaldo e Mocaiber ganhou fama por causa da cxorrupção e desperdício de dinheiro público, passou a receber cientistas de diversos países, muitos dos quais nunca vieram ao Brasil antes. Representações do Irã, Holanda, China, Índia, Inglaterra, Chile, Cuba, Estados Unidos da América, Uruguai, Bolívia, Emirados Árabes Unidos estiveram aqui em 2009 e 2010.
 

O projeto envolve escolas municipais, programas como o PETI e o Pró Jovem, e estudantes do IFF que, inclusive, com apoio da Aeronáutica, foi fabricado em Campos (IFF) nosso primeiro foguete. Nos encontros internacionais de astronomia e astronáutica, trouxemos a Campos cientistas brasileiros de renome internacional a exemplo do saudoso Marcomede Rangel e do Ronaldo Rogério de Freitas Mourão e o astronauta Marcos Pontes.

As nossas crianças das escolas públicas e do PETI interagiram com crianças de várias partes do mundo com as vídeo-conferências. Dois adolescentes do PETI e dois dois do Pró Jovem venceram um concurso sobre astronomia e ganharam uma visita à NASA, graças à Prefeita Rosinha Garotinho. Foram recepcionados oficialmente na NASA em Houston e Orlando, com tempo, inclusive, para visitarem a a Disneylândia, coisa impensável para eles e, mesmo para nós.

Agora, vamos realizar (Fundação, Clube de Astronomia e IFF) o 4º Encontro Internacional de Astronomia e Astronáutica e o Governo da Rússia vai enviar oficialmente dois astronautas, devendo estar presentes, também, o cônsul da Rússia no Rio de Janeiro e o embaixador da Rússia no Brasil. Os governos da Romênia, da Venezuela e da China enviarão representantes. Dos Estados Unidos virá, entre outros, o astronauta que pisou na lua em 1971, Charlie Duke, que é um dos conselheiros de Barak Obama na área da astronomia. Representações do Uruguai, de Portugal, da Índia e da Colômbia estarão aqui. O astronauta brasileiro Marcos Pontes e cientistas de diversos estados do Brasil estarão presentes ao encontro entre os dias 21 e 23 deste mês.


Fonte:
Blog Avelino Ferreira
(http://www.avelinoferreira.com/2011/04/estamos-cumprindo-o-nosso-papel-na.html) (3 abril 2011).
Avelino Ferreira fala sobre o governo Rosinha e as atividades de astronomia em Campos Avelino Ferreira fala sobre o governo Rosinha e as atividades de astronomia em Campos Reviewed by OTÁVIO JARDIM ÂNGELO on 03:30 Rating: 5

Nenhum comentário