IFF participará de contrução de satélites.

Campus Centro assinou carta de intenções visando integrar grupo de 50 universidades que enviarão ao espaço pequenos satélites para estudo da Termosfera. 

O ingresso do IFF no projeto, através do Campus Campos Centro, permitirá o envolvimento de alunos e professores de áreas como eletrônica, automação, informática, mecânica, física e matemática. A instituição ficaria responsável pela construção de um dos 50 satélites que possuirá dimensões de 10 cm x 10 cm x 20 cm e peso máximo de dois quilogramas.
   Outra tarefa que caberá ao IFF, no caso de ser selecionado como parceiro, é a montagem de uma estação de rádio para monitoração e coleta de dados dos pequenos satélites em órbita.
Cedric no laboratório aonde poderão ser produzidas peças do satélite. (Foto: Leandro Vicente)

Isto deverá acontecer entre junho e setembro de 2014, período em que o atrito é menor na Termosfera. No final do período, os satélites já estarão a 90 km da Terra, numa faixa de maior atrito quando se desintegrarão. Caberá à equipe do IFF, desenvolver os subsistemas responsáveis pela leitura da temperatura sobre os sensores contidos no satélite durante a reentrada. Todos os satélites serão equipados com diversos sensores padronizados e fornecidos pelo centro de pesquisa.
   Pesquisa - Como o custo de uma rede com satélites industriais é elevado, a Nasa e a Agência Espacial Européia não têm algumas informações importantes sobre a Termosfera na faixa situada entre 90 km e 320 km acima da superfície da Terra. Em novembro de 2010, o professor Marcelo de Oliveira Souza, do Clube de Astronomia Louis Cruls tomou conhecimento do projeto e o apresentou ao professor dos cursos de Informática e Engenharia de Controle e Automação do campus, Cedric Salotto Cordeiro.
   Ambos procuram o Diretor Geral do Campus Campos Centro, Jefferson Manhães de Azevedo, para proporem que o campus entrasse na concorrência assinando a carta de intenções. De acordo com Cedric, uma etapa essencial da empreitada é obter financiamento de uma instituição externa. Por isso, o projeto desenvolvido na parceria entre o Instituto e o Clube de Astronomia foi apresentado à Petrobras e já está em apreciação pela diretoria da estatal.
   QB50 – Nesta segunda-feira (25/07), Cedric embarca para a Bélgica para participar do Second QB50 Workshop a ser realizado nos dias 26 e 27 de julho no Von Karman Institute for Fluid Dynamics (sede do centro de pesquisa). Ele estará representando o IF Fluminense que é a única instituição brasileira envolvida no projeto. Há universidades do Peru e do Chile também concorrendo pela América do Sul. Entre outros temas desse segundo encontro haverá discussões sobre as tarefas pertinentes a cada instituição e os kits de sensores.
   - Creio que é muito importante para o Instituto porque nossos estudantes estarão envolvidos com uma cultura tecnológica aeroespacial, além de participarem de um grande esforço conjunto entre as diversas universidades do mundo inteiro para projetarem e construírem esta rede de nano satélites. – destaca Cedric.
   Para o Diretor Geral do Campus, Jefferson Azevedo, trata-se de uma oportunidade significativa para o IFF e seus estudantes.
    - O objetivo é despertar o interesse pela Ciência. Nesse sentido a astronáutica é um elemento motivador por sua interdisciplinaridade. Ao mesmo tempo o projeto coloca nossa instituição numa frente tecnológica.  

    Veja aqui outras informações sobre o projeto e o evento.

Fonte: IFF 
IFF participará de contrução de satélites. IFF participará de contrução de satélites. Reviewed by OTÁVIO JARDIM ÂNGELO on 16:09 Rating: 5

Um comentário

  1. Olá Otávio. Gostei muito do seu blog. Eu sou professora de Ciências, me chamo Alice Gomes e me interesso pelas pesquisas na área de astronomia no Brasil. Já havia lido outras reportagens sobre o projeto QB50, os CubeSat e o evento na Bélgica, mas não sei qual foi o resultado da participação do professor Cedric no encontro. Será que o IFF foi selecionado para participar? Já fecharam parceria com alguma universidade internacional? Se você souber alguma novidade, gostaria de receber informações. Meu e-mail é: gomesaa47@hotmail.com . Desde já agradeço. um abraço.

    ResponderExcluir