1º dia da visita aos Observatórios da ESO no Chile.

Esse artigo será atualizado com novas fotos...
Como sabem eu estou participando da comitiva brasileira que visita os observatórios da ESO no Chile e irei fazer uma espécie de "Diário de Bordo". A visita é composta por 12 pessoas que visitarão as instalações da ESO (European Southern Observatory) no Chile. A visita será ao Planetário e Observatório de Santiago, ao ALMA (um complexo de 66 antenas que compoem o maior radiotelescopio do mundo - a 5000 metros de altituda), o VLT (complexo de 4 telescopios de 8.2 metros de espelho), e outros que não me lembro agora...

A viagem começou hoje com uma notícia triste: o pai do diretor da comitiva (Marcelo de Souza) teve um AVC hemorrágico ontem e não pode acompanhar a comitiva. Ele, dependendo de como a saúde de seu pai reagir, virá para o Chile amanhã.
Saímos do IFF - campus Centro (em Campos RJ) às 6h00min, para o Galeão no Rio (onde chegamos por volta das 12h00min). Pegamos o avião (um Boing 767, que eu fiz questão de tirar foto) às 14h30min e chegamos aqui em Santiago por volta das 20h30min. Nesse voo, a minha poltrona estava junto de duas meninas que estavam indo fazer intercambio em Nova York, uma paulista e outra brasiliense.

Aqui no Chile, a moeda é muito desvalorizada em relação ao real. 1000 pesos chilenos equivalem a 4 reais!!!
A capital Santiago é bonita, embora nós não tivemos muito tempo para passear hoje. O fuso horário é -1, mas hoje começou o horário de verão aqui. Então é o mesmo fuso que o de Brasília.
Michael West, um dos diretores da ESO já confirmou a visita, amanhã a tarde, ao Planetário de Santiago.
Amanhã tentarei colocar algumas fotos. Por hoje é só, amanhã começa as visitas de verdade...
Até amanhã.
1º dia da visita aos Observatórios da ESO no Chile. 1º dia da visita aos Observatórios da ESO no Chile. Reviewed by OTÁVIO JARDIM ÂNGELO on 01:48 Rating: 5

2 comentários

  1. Olá, Otávio!

    Olhe aí, o amigo já é um astrônomo de fama internacional e isso... é muito chique!

    Ei, taí uma coisa que à 1ª vista parece ser bastante pesada e no entanto... não tem essas massas todas. Estou me referindo à moeda... peso chileno. Faz assim: aproveita e compra aí: Um deserto chileno, duas antenas parabólicas (radiotelescópio) e um desses telescópios pebas, para trazer na volta e instalar por aqui. KKKKKKKKKKK!

    Eu pergunto: Que tal o calor aí?

    Boa viagem de retorno,bons trabalhos, saúde e até breve!

    Um abraço!!!!!

    ResponderExcluir
  2. Ha... querido Otávio, que legal sua expedição... traga mesmo, muitas novidades para nós, "reles mortais"... rrss...
    Um beijão"

    ResponderExcluir