Prêmio Nobel de Fisica 2011: expansão acelerada do Universo.

Os cientistas Saul Perlmutter, Adam Riess e Brian Schmidt receberam, na terça (dia 4), o Prêmio Nobel de Física 2011 por suas pesquisas sobre a expansão acelerada do Universo.
Eles provaram que o Universo está acelerando sua expansão. Essa descoberta veio da análise da luz emitida de supernovas (estrelas de grande massa que explodem no final de sua vida). Pelos dados, o Universo dobrou de tamanho nos ultimos 5 bilhões de anos. E essa aceleração deve-se a existência de 2 mistérios ainda não resolvidos: a matéria e a energia escura.
Tudo que conhecemos (o corpo humano, as estrelas, etc) é feito de matéria comum (tecnicamente chamada de 'matéria bariônica', que a gente estuda desde o ensino fundamental). Mas nos últimos anos foi descoberto um novo tipo de matéria e de energia, que não é composta de átomos e que é responsável por contrabalancear a gravidade no Universo. Apenas 4% do Universo é feito da matéria comum, 73% é energia escura e 23% matéria escura.
A expansão do Universo é um fato conhecido desde 1920 com os trabalhos de Hubble, mas a questão é que foi descoberto que a expansão está acelerando.
O portal G1 tem um ótimo artigo sobre o assunto.

Fonte: G1
Prêmio Nobel de Fisica 2011: expansão acelerada do Universo. Prêmio Nobel de Fisica 2011: expansão acelerada do Universo. Reviewed by OTÁVIO JARDIM ÂNGELO on 17:04 Rating: 5

Um comentário

  1. Olá, Otávio!

    Legal, que voltou a postar coisas boas!

    Vê ai? As coisas estão sendo desvendadas tanto no micro quanto no macro cosmos. e isso ´[e só o começo. Mais uma: estão quase confirmando que a água no nosso planeta foi trazida por cometas. Você soube?

    O que você conta mais a respeito da sua viagem ao Chile? O que eles fazem deles mesmos por lá?

    Bons trabalhos e fica na paz!

    Um abraço!!!!!

    ResponderExcluir