terça-feira, 21 de agosto de 2012

Asteroides são descobertos por alunos de Campos

Cinco alunos da Escola Municipal Pequeno Jornaleiro confirmaram a descoberta de dois asteróides, através da análise de imagens enviadas pela International Asteroid Search Campaingn (Iasc). O trabalho dos estudantes é realizado no laboratório de informática da escola, em parceria com o Clube de Astronomia Louis Cruls, e coordenado pelo presidente do clube, Marcelo de Oliveira.

- A confirmação é importante para que a descoberta dos asteróides seja reconhecida pelo Minor Planet Center, que faz o registro, e pela União Astronômica Internacional (IAU), que dá nomes aos asteróides. Estes estudantes estão dando a primeira contribuição para a área de astronomia. A campanha vai até o dia 18 de setembro. Eles ainda têm mais quatro semanas para trabalhar – destaca Marcelo.



Ao todo, oito alunos do segundo segmento do ensino fundamental da Escola Pequeno Jornaleiro estão analisando as imagens em busca de novos asteróides ou de confirmar a existência de asteróides já descobertos. “Estes estudantes participam da campanha junto com estudantes de vários países. Agora que já estão mais experientes, esperamos que eles descubram novos asteróides. Se não conseguirem, já marcaram presença – ressalta o presidente do Clube de Astronomia.

Para a estudante Renata Chagas, do 9º ano, que sonha em ser astronauta, a confirmação da descoberta dos asteroides é um passo importante. “Estou muito feliz em poder participar deste trabalho e contribuir para que os asteróides sejam reconhecidos”, conta.


Nenhum comentário:

Postar um comentário