1° Campeonato Brasileiro de Foguetes


O Campeonato envolve competições de lançamentos de foguetes de água e de foguetes com combustível sólido. Na sua primeira edição, que será realizada de 8 a 10 de novembro de 2010, na cidade de Campos dos Goytacazes, Rio de Janeiro, teremos somente competições com foguetes de água. Haverá lançamentos demonstrativos de foguetes com combustível sólido. Na próxima edição iniciaremos as competições com foguetes de combustíveis sólidos.
Competições Nacionais de Foguetes são realizadas com frequência em diversos países já há alguns anos. Alguns campeonatos famosos são:
- o Annual International Rocket Week realizado em Largs na Escócia e organizado pela STAAR Research, que é provavelmente um dos mais antigos, iniciou na década de 1980.
- o National Physical Laboratory's annual Water Rocket Challenge é realizado na Inglaterra desde 2001, sendo a maior competição do Reino Unido e uma das maiores do Mundo;
- na Alemanha é realizada uma concorrida competição de foguetes durante a Freestyle-Physics Water Rocket Competition;
- a Asia Pacific Regional Space Agency Forum (APRSAF) organiza anualmente a mais concorrida competição de Foguetes de água da Ásia, a APRSAF Water Rocket Event and Educators Workshop
Esses são alguns exemplos de grandes competições de lançamentos de foguetes. O Campeonato Brasileiro de Foguetes foi elaborado com base nesses eventos. Ele é uma competição anual de lançamento de foguetes aberta à participação de estudantes e amantes da Astronáutica de todo o Brasil.
O recorde mundial de lançamento simultâneo de foguetes de água pertence a Gotta Launch. Durante aquele evento, em 2009, foram lançados 213 foguetes de água simultaneamente com a participação de estudantes da Delft University of Technology. Quem sabe não será possível ultrapassarmos esse recorde durante o Campeonato Brasileiro de Foguetes?
Para maiores informações: http://www.campeonatodefoguetes.com.br/
1° Campeonato Brasileiro de Foguetes 1° Campeonato Brasileiro de Foguetes Reviewed by OTÁVIO JARDIM ÂNGELO on 17:21 Rating: 5

Nenhum comentário