HOJE: Eclipse da Lua mais longo do século + Marte com brilho máximo

eclipse será logo ao nascer da lua  

Daqui a pouco, logo ao anoitecer, grande parte do Brasil poderá acompanhar um fenômeno que sempre chama atenção de todos: um eclipse total da Lua. E dessa vez, será o mais longo do século. Além disso, ao lado da Lua, o planeta Marte está visível com o maior brilho.

Mas é preciso atenção, para conseguir observá-lo você deverá procurar um lugar em que o horizonte leste (onde a Lua nasce) esteja visível, sem prédios por exemplo. Isso é importante porque para toda a parte leste do Brasil a Lua já vai nascer durante a fase total do eclipse e para a parte oeste do Brasil, o eclipse será visto somente como parcial. E também deverá estar atento logo ao nascer da Lua.

Veja os horários (estão no horário de Brasília):
- 14h14min  – A Lua entra na penumbra (não é possível observar mudanças significativas na luminosidade da Lua).
- 15h24min – A Lua começa a entrar na sombra da Terra (momento de início da parte visível do eclipse)
17h21min – INÍCIO do Eclipse Total da Lua (a Lua estará totalmente imersa na sombra da Terra).
18h13min – TÉRMINO do Eclipse Total da Lua.
- 19h19min – A Lua sai totalmente da sombra da Terra.
- 20h28min – A Lua sai da penumbra da Terra.


Em quase todas as cidades haverá observação pública com algum clube de astronomia ou entusiastas. Em Campos do Goytacazes - RJ haverá uma programação especial com o fechamento de uma das pontes da cidade para a observação do eclipse!
A Ponte da Lapa (ponte Saturnino de Brito) será fechada nos dois sentidos, das 17h às 19h30min. O Clube de Astronomia Louis Cruls levará telescópios para que a população possa observar esse fenômeno.

Dois fatores fizeram deste eclipse o mais longo do século. A coincidência com o apogeu da Lua (posição da órbita lunar mais distante da Terra) e por ser um eclipse central, que é quando a Lua atravessa o centro perfeito da sombra da Terra. A fase total do eclipse durará 103 minutos e ao todo, contando com todas as fases, o eclipse durará 6 horas e 13 minutos.

Além do eclipse, poderemos observar o planeta Marte em seu ponto de maior brilho. Chama-se "oposição", e acontece quando o planeta está diametralmente oposto ao Sol, ou seja, no exato momento em que o Sol se por, o planeta surgirá no horizonte leste. Essa geometria faz com que o planeta receba, nessa posição, maior incidência de raios solares, ficando então mais brilhante.
Se na sua cidade estiver nublado, veja o eclipse ao vivo AQUI

Entenda o Eclipse da Lua

O eclipse lunar ocorre durante a Lua Cheia, e é caracterizado pela passagem da Lua na sombra da Terra. O eclipse solar ocorre durante a Lua Nova, e é caracterizado pela passagem da Lua na frente do Sol. Podem ocorrer de dois a sete eclipses por ano. Se o plano da órbita da Lua em torno da Terra, coincidisse com plano da órbita da Terra em torno do Sol (eclíptica), teríamos eclipses a cada Lua Nova ou a cada Lua Cheia. Porém o plano da órbita da Lua está inclinado aproximadamente cinco graus em relação a eclíptica. Assim somente quando a Lua cruza, durante a Lua Nova ou a Lua Cheia, o plano da órbita da Terra em relação ao Sol é que pode ocorrer um eclipse.


A coloração vermelha da Lua deve-se a dispersão dos raios de Sol na atmosfera terrestre. Como a Lua entra no cone de sombra da Terra, ela recebe a luz solar que passa pela nossa atmosfera. Ao atingir a atmosfera terrestre, esta absorve e refrata alguns comprimentos de ondas. A cor é relacionada com o comprimento de onda, assim a nossa atmosfera absorve mais comprimentos de onda referentes a cor azul (o que explica a cor do nosso céu de dia) e refrata o vermelho. Assim, essa luz vermelha atinge a Lua.


Existe uma classificação quanto ao brilho dos eclipses, chamada Escala Danjor. A coloração dos eclipses varia porque a absorção dos comprimentos de onda pela atmosfera não é sempre igual. Se, por exemplo, um vulcão jogar partículas em suspensão na atmosfera na mesma época que um eclipse, essas partículas impedirão até a luz vermelha de ser refratada pela atmosfera, assim esses eclipses são mais escuros. Quanto "mais limpa" for a atmosfera terrestre perto do eclipse, mais vermelha (ou mais cor de cobre, mais precisamente) a Lua ficará.


Da Terra Para As Estrelas, por Otávio J. Ângelo. Escrito em 27 de julho de 2018
HOJE: Eclipse da Lua mais longo do século + Marte com brilho máximo HOJE: Eclipse da Lua mais longo do século + Marte com brilho máximo Reviewed by OTÁVIO JARDIM ÂNGELO on 15:01 Rating: 5

Nenhum comentário