2º menor planeta fora do Sistema Solar é descoberto.

A descoberta foi anunciada na quinta (dia 7) durante o último dia da 215ª Conferência da American Astronomical Society (AAS) pelo astronomo Andrew Howard, da Universidade da Califórnia em Berkeley.
O planeta, batizado de HD156668b, possui uma órbita de 4 dias ao redor de sua estrela, localizada a 80 anos-luz de nós na constelação de Hércules. Possui aproximadamente 4 massas terrestres.
O menor exoplaneta descoberto até agora é o Gliese 581 (com 2 massas terrestres) fica a 20,5 anos-luz daqui e foi descoberto por um astronomo suíço em abril de 2009. É muito quente e se encontra fora da 'zona habitável'. O mais parecido com a Terra é o Corot-7b, com 5 vezes a massa da Terra e sendo o 1º rochoso (sobre o qual foi apresentado um interessante estudo pelo astrofísico Brian Jackson, na quarta- feira nessa conferência, sobre sua peculiar perda de massa devido a proximidade com sua estrela).
2º menor planeta fora do Sistema Solar é descoberto. 2º menor planeta fora do Sistema Solar é descoberto. Reviewed by OTÁVIO JARDIM ÂNGELO on 00:50 Rating: 5

Nenhum comentário