Listras de Júpiter desaparecidas estão voltando.

Novas imagens da Nasa (agência espacial norte-americana) mostram que uma das listras de Júpiter que havia desaparecido no início do ano dá sinais de que está voltando. As observações vão ajudar cientistas a entender melhor a interação entre os ventos de Júpiter e a química das nuvens.
Simulação colorida de listra de Júpiter mostra a região que ficou branca no começo deste ano e volta agora ao normal (NASA/JPL/UH/NIRI/Gemini/UC Berkeley)

No começo do ano, astrônomos amadores notaram que uma longa listra de cor marrom escura --conhecida como Cinturão Equatorial Sul (SEB, na sigla em inglês) e localizada ao sul de Júpiter-- havia se tornado branca.
No início deste mês, o astronomo amador Christopher Go das Filipinas achou um ponto brilhante na área branca que antes era escura. Esse fenômeno atraiu o interesse de cientistas do Laboratório de Jato de Propulsão (JPL) da Nasa.
Depois de muitas observaçoes feitas no Hawaí, os cientistas agora acreditam que a área escura está reaparecendo.
"A razão pela qual Júpiter parece ter perdido essa faixa, se camuflando entre as áreas de faixas brancas que ficam em volta, é que os costumeiros ventos decantados que são secos e mantêm a região sem nuvens cessaram", disse Glenn Orton, cientista da JPL.
"Uma das coisas que estávamos procurando através do infravermelho era uma evidência de que o material escuro emergindo ao lado do ponto brilhante era realmente o começo da 'limpeza' na camada de nuvens, e foi exatamente isso que vimos", completou.
Fonte: www.folha.com
Listras de Júpiter desaparecidas estão voltando. Listras de Júpiter desaparecidas estão voltando. Reviewed by OTÁVIO JARDIM ÂNGELO on 15:07 Rating: 5

2 comentários

  1. Júpiter é um planeta realmente intrigante. A dinâmica caótica de sua atmosfera confunde os astrônomos e observadores. O fato das listras terem sumido me deixou um pouco espantado, e o fato de se reorganizarem agora também é motivo para isso.


    Visite: http://confinsdocosmos.wordpress.com e http://pensamentoempauta.wordpress.com

    ResponderExcluir
  2. NASA dará coletiva sobre vida no universo.

    http://info.abril.com.br/noticias/ciencia/nasa-dara-coletiva-sobre-vida-no-universo-30112010-12.shl

    http://www.nasa.gov/home/hqnews/2010/nov/HQ_M10-166_STS-133_Update.html

    abraço.

    ResponderExcluir