Eclipse do século: assista AO VIVO e saiba tudo sobre o eclipse solar

O evento do ano na astronomia

Hoje a tarde (dia 21) acontecerá um eclipse total do Sol, e devido as suas condições únicas de observação, está sendo chamado de "eclipse do século". Ele será visível na sua totalidade nos Estados Unidos, e parcialmente em toda América do Norte e Central, e no norte do Brasil.
Atualização: Veja as fotos do eclipse no final do artigo

Essa denominação dada, de "eclipse do século", nada tem a ver com alguma característica astronômica anômala ou especial, mas pelo fato da região de observação da totalidade passar sobre todo os Estados Unidos, da costa leste a oeste, fazendo deste um dos mais observados da história. Segundo estimativas da NASA, cerca de meio bilhão de pessoas observarão. E como a maioria das publicações sobre astronomia vem dos ianques, esse termo começou a ser propagado aqui no Brasil, tanto na mídia comercial como em algumas páginas de divulgação.

Vale lembrar que nós aqui do Brasil já observamos um eclipse solar parcial esse ano no domingo de Carnaval, inclusive visto de mais estados do que esse hoje. Ano que vem não teremos eclipses totais, mas em 2019 (em 2 de julho), a região sul e sudeste será contemplada com esse espetáculo no céu.


No Brasil, o melhor lugar para ver o eclipse será no Monte Caburaí, em Roraima, chegando a quase 50% do Sol encoberto pela Lua. Um outro fator complicador para a observação desse eclipse aqui no país e que ele será visível para nós no fim da tarde (entre 17h e 17h30), o que significa que o Sol estará se pondo no céu, diminuindo a visibilidade tanto por questões de horizonte quanto por poluição. Mas, para quem puder observar, será um visão inesquecível do por do sol no horizonte, com a Lua a sua frente.

Para a visão da totalidade, é o trecho entre Lincoln Beach (Oregon) até Charleston (Carolina do Sul). Nesta região dos EUA, o Sol ficará completamente preto durante 2 minutos e 40 segundos. Mas a transição completada da costa oeste norte-americana até a costa leste será de mais de 4 horas.

Os eclipses solar totais são sempre muito esperados e raramente alguém consegue observar sua totalidade no mesmo lugar geográfico duas vezes na vida. Uma das causas dessa raridade é que a faixa onde os observadores vêem o eclipse sendo 'total' (faixa de totalidade) é bem estreita, cerca de 270 km de largura. Já as regiões em até 3000 km ao norte e sul dessa faixa conseguem observar o chamado eclipse parcial, quando a Lua não bloqueia completamente os raios solares.

A NASA tem um site oficial para o eclipse e a um site com TRANSMISSÃO AO VIVO. O eclipse total começa às 14h15min (horário de Brasília)

 - LOCAIS E HORÁRIOS DE OBSERVAÇÃO
No Brasil, a tabela mostra as capitais onde será possível observar, o horário de início e fim, e a porcentagem de cobertura do Sol:

Nos Estados Unidos, o mapa mostra será a totalidade:


 - O QUE É UM ECLIPSE SOLAR


 - PERIGO DE OBSERVAÇÃO
Uma das informações mais importantes: NUNCA se deve olhar diretamente para o Sol, podendo ter consequências irreversíveis para o observador que insistir nessa prática nociva. Inclusive, a nível de curiosidade, acredita-se que a causa da cegueira de Galileu Galilei no fim de sua vida, seja as constantes observações do Sol, diretas e sem proteção, que ele fazia com sua luneta.

O ideal é usar um filtro astronômico, que só permite a passagem de uma parte do espectro da luz solar. Na ausência deste, o melhor a usar é um vidro de máscara de solda, o mais espesso, de tonalidade 14. Nada de usar óculos escuros, negativos de fotos antigas ou chapas de raios X. Isso não protege a visão! O melhor mesmo é procurar grupos ou clubes de astronomia, que além de oferecem proteção adequada, ainda darão uma completa explicação do fenômeno.

Nesse link é possível ler uma de descrição completa e técnica: Métodos de observação segura do Sol e eclipses solares


Atualização: dia 23 de agosto, às 18h45min

 - AS MELHORES FOTOS DO ECLIPSE

(Babak A. Tafreshi) Foto tirada às 10h10min, horário local, a cerca de 45000 pés de altura, voando à beira da estratosfera, a cerca de 400 km da costa de Oregon, acima do Oceano Pacífico coberto de nuvens.

(Keith Ladzinski) Durante o eclipse solar total em Jackson Hole, Wyoming. Nada melhor do que um esporte radical com esse cenário.

(Ken Geiger) Uma compilação das fases do eclipse, em Teton Range.

(Ronan Donovan) O eclipse se aproxima da totalidade em Jackson, Wyoming.

(Aaron Huey) O céu escurece logo após às 10h da manhã, enquanto uma multidão observa a totalidade, vista para Madras, Oregon.

(Babak A. Tafreshi) A bordo do avião que segue a sombra do eclipse, Tafreshi captura um passageiro que olha para o anel pálido da atmosfera externa do sol, ou Corona.

(Stephen W. Ramsden) O eclipse total, em sua plenitude.

(Damian Peach) Nos Estados Unidos, várias vias de acesso e estradas com anúncios do eclipse

(AP Photo/Andrew Harnik) Trump olha direto para o sol durante o eclipse

À medida que milhões de pessoas em todo os Estados Unidos experimentaram um eclipse total à medida que a umbra, ou a sombra da lua passou por eles, apenas seis pessoas testemunharam a umbra do espaço. Viram o eclipse da órbita Randy Bresnik, Jack Fischer, Peggy Whitson, Paolo Nespoli, o Comandante Fyodor Yurchikhin e Sergey Ryazanskiy. A estação espacial cruzou o caminho do eclipse três vezes enquanto orbitava acima dos Estados Unidos, a uma altitude de 250 milhas.

Enquanto muitos experimentavam um eclipse solar total, o Observatório de Dinâmica Solar (SDO) da NASA, viu um eclipse parcial. Nesse dia, a SDO viu apenas 14% do Sol bloqueado pela Lua.


A totalidade do eclipse visto pelas pessoas que participam de um evento de exibição num parque de diversões em Salem, no Oregon. (NASA/Dominic Hart)

A 1,6 milhão de km no espaço, a câmera de imagem policromática terrestre da NASA (EPIC) capturou 12 imagens de cores naturais da sombra da lua sobre a América do Norte. A EPIC está a bordo do Observatório do Clima Profundo da NOAA (DSCOVR), onde fotografa todo o lado iluminado pelo sol todos os dias, dando-lhe uma visão única dos eclipses solares totais. A EPIC normalmente tira cerca de 20 a 22 imagens da Terra por dia. (NASA/EPIC)

Esta imagem composta, feita a partir de sete quadros, mostra a Estação Espacial Internacional, enquanto transita na frente do Sol, por cerca de 8 km/s, perto de Banner, Wyoming. (NASA / Joel Kowsky)

Imagem da Lua que transita através do Sol, tomada por SDO, em 304 angstrom de luz ultravioleta extrema. (NASA/SDO)


O eclipse total do Sol, como visto pelos 6 integrantes da missão 52 da Estação Espacial Internacional. Durante o fenômeno, a Estação passou 3 vezes sobre o continente americano.

Foto divulgada pela NASA do eclipse solar. Ops... essa foto não deveria estar aqui...


Da Terra Para As Estrelas, por Otávio J. Ângelo. Escrito em 21 de agosto de 2017

Fonte:
Wikipédia
Brazilian Space
G1
Programa Céu da Semana
Naelton: Céu Urbano
Observatório Nacional
Apolo11
National Geografic
NASA
NASA
NASA
NASA
NASA
NASA
NASA
NASA
Eclipse do século: assista AO VIVO e saiba tudo sobre o eclipse solar Eclipse do século: assista AO VIVO e saiba tudo sobre o eclipse solar Reviewed by OTÁVIO JARDIM ÂNGELO on 11:13 Rating: 5

Nenhum comentário