Foguete indiano explode após lançamento

Um foguete indiano que carregava um satélite de comunicações explodiu no ar pouco após o lançamento, neste sábado, no sul da Índia.
O foguete levava o satélite de fabricação indiana GSAT-5P e explodiu em uma bola de fumaça e fogo depois de decolar do Centro Espacial Satish Dhawan de Sriharikota, a cem quilômetros da cidade de Chennai.
Foguete GSLV que carregava satélite GSAT-5P (Seshadri Sukumar/AFP)
Segundo o jornal indiano "Times of India" esta é a segunda vez que um foguete deste modelo fracassa em missões da Organização de Pesquisas Espaciais Indianas (ISRO, na sigla em inglês). Em abril de 2010, um foguete do modelo não pode ser lançado por problemas técnicos.

(CONTINUA...)
Cerca de dois minutos depois do lançamento, o foguete se desviou de sua rota e explodiu no céu. Os monitores da agência mostraram os restos do foguete caindo em direção à baia de Bengala. Os cientistas não sabem explicar ainda qual foi o problema no foguete.
O último GSLV, equipado com o primeiro motor criogênico de fabricação nacional, falhou em 15 de abril deste ano. O motor teve de ser substituído por um modelo russo para o lançamento deste sábado.
O foguete deveria ter sido lançado na segunda-feira passada (20), mas o evento foi adiado depois que os engenheiros detectaram um vazamento no motor criogênico.
O foguete deveria lançar o satélite em órbita após 19 minutos. Ele seria usado para melhorar o sinal da televisão.
Fonte: Folha Online e Youtube.
Foguete indiano explode após lançamento Foguete indiano explode após lançamento Reviewed by OTÁVIO JARDIM ÂNGELO on 00:10 Rating: 5

3 comentários

  1. Olá, Otávio!
    Rapaz! Em matéria de maré de azar (?????), os projetos: GVLS de lá e o VLS de cá, estão empatados! São ambos projetos espaciais ambiciosos, tanto do Brasil quanto da Índia e sofrem, coincidente mente, os mesmos fracassos! Eu não acredito em bruxas, mas... ei... dona! Por que a sra está colocando essa vassoura aqui na minha vaga do estacionamento?
    Quem a sra pensa que é? Hihihihi!!!! Hã?????? Ai, meu jesus!!!!! Pernas pra que eu te queeerrrroooo!!!!!
    [1]!!!!!

    ResponderExcluir
  2. Oi, Otávio!
    A imagem formada pela fumaça provocada pela explosão, retrata bem o que houve... uma grande ZEBRA! Rsrsrsrsr!
    [1]!!!!!

    ResponderExcluir
  3. O Brasil está perdendo a corrida espacial há 50 anos.Faltam muitos investimentos bilionários para que nosso país saia dessa vergonha.Até o Irã consegue lançar satélites,mesmo sob imposição de sanções,posso até ver os aiatolás do Irã rolando de rir do programa espacial brasileiro,que mais parece uma piada de mau gosto.O governo investe quantidades vergonhasas de dinheiro em sua indústria espacial,enquanto China,Rússia,India correm atrás do prejuízo.A história espacial está cheia de acidentes,mas temos que continuar

    ResponderExcluir