Morreu Jayme Tiomno, um dos maiores nomes da física brasileira.

O físico Jayme Tiomno faleceu na madrugada desta quarta-feira, dia 12, no Rio de Janeiro. O ministro da Ciência e Tecnologia, Aloizio Mercadante, manifestou pesar em nota oficial

Jayme Tiomno foi um dos físicos mais renomados do país, integrante da geração de pioneiros que inclui Mário Schenberg, Marcelo Damy, César Lattes e José Leite Lopes.
(CONTINUA...)
Para ler mais sobre Tiomno:
Artigo mais completo, com uma completa biografia: Ciência Hoje (http://cienciahoje.uol.com.br/blogues/bussola/dia-triste-para-a-historia-da-ciencia#);
Nota do CBPF: (http://portal.cbpf.br/index.php?page=Noticias.VerNoticia&id=401);
Sociedade Brasileira de Física SBF: (http://www.sbfisica.org.br/v1/index.php?option=com_content&view=article&id=265:jayme-tiomno-morre-aos-90-anos&catid=82:janeiro-2011&Itemid=270);

Ao lado de Lattes e Leite Lopes, foi um dos fundadores do Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas (CBPF), hoje vinculado ao Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT). Tiomno também comprometeu-se com a criação da Universidade de Brasília (UnB), idealizada por Darcy Ribeiro.
Tiomno formou-se em física em Faculdade Nacional de Filosofia da Universidade do Brasil, hoje Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), em 1941. Titulou-se mestre e doutor na Universidade de Princeton, nos Estados Unidos, em 1950. Conquistou o título de doutor pela Universidade de São Paulo (USP), em 1968.
Além das passagens pela UnB, pela USP e pelo CBPF, Tiomno foi professor titular da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio), onde trabalhou depois de retornar ao país, em 1973. Atingido pelo Ato Institucional no. 5, promulgado pelo governo da ditadura militar em 1968, Tiomno voltou a trabalhar na Universidade de Princeton antes de assumir a vaga na PUC-Rio.
Tiomno era membro da Academia Brasileira de Ciências (ABC), da qual foi secretário-geral no biênio 1955-57. Nascido em 16 de abril de 1920, Tiomno estava com 90 anos. Ele deixa a esposa Elisa Frota Pessoa, também física.
Leia a íntegra da nota assinada pelo ministro Aloizio Mercadante:
"Jayme Tiomno é um dos grandes nomes da brilhante geração de físicos brasileiros, entre os quais estão César Lattes, Mário Schenberg, José Leite Lopes, Marcelo Damy e Mário Alves Guimarães. Eles marcaram época na história da ciência em nosso país.
Tiomno conviveu com os mais renomados físicos de seu tempo, inclusive Albert Einstein. Ao lado de Lattes e Leite Lopes, foi um dos fundadores do Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas (CBPF) e comprometeu-se profundamente com a experiência inovadora da Universidade de Brasília, criada por Darcy Ribeiro.
Deixou o exemplo imperecível de uma vida inteira dedicada ao conhecimento científico para o bem da espécie humana. É um dos nossos maiores orgulhos e uma fonte de inspiração permanente para todos os pesquisadores brasileiros, sobretudo para as novas gerações. O avanço da ciência no Brasil hoje tem raízes profundas no trabalho incansável e genial de cientistas como Jayme Tiomno."

Fonte: Jornal da Ciência, Academia Brasileira de Ciências.
Morreu Jayme Tiomno, um dos maiores nomes da física brasileira. Morreu Jayme Tiomno, um dos maiores nomes da física brasileira. Reviewed by OTÁVIO JARDIM ÂNGELO on 20:04 Rating: 5

Nenhum comentário