quarta-feira, 9 de fevereiro de 2011

"Farol Estrelado" começa amanhã na praia do Farol, em Campos RJ.

Comentário: O blogueiro estará participando do evento e postará artigos e fotos nos próximos dias.

A equipe do Clube de Astronomia Louis Cruls apresentará de quinta-feira (10) a domingo (13) na praia do Farol de São Thomé em Campos RJ o programa "Farol Estrelado". Este programa consiste em observações do céu, sessões do Planetário Inflável, oficinas e palestras sobre astronomia.
Concomitante ao "Farol Estrelado" haverá shows (como o de Djavan) e trio-elétricos. A praia de Farol de São Thomé (em Campos RJ) recebeu durante todo o verão alguns dos melhores nomes da música brasileira, em todos os estilos: sertanejo, axé, pop-rock, musica gospel, pagode, etc. Veja a programação de shows: (http://www.campos.rj.gov.br/newdocs/nacionais.pdf)

Abaixo a nota sobre o programa "Farol Estrelado" no site da Prefeitura de Campos:
A Fundação Cultural Jornalista Oswaldo Lima, em parceria com o Clube de Astronomia Louis Cruls, realiza de quinta-feira (10) a domingo (13) próximo à Biblioteca Municipal Nilo Peçanha na praia do Farol de São Tomé o “Farol Estrelado”. 
(CONTINUA...)O evento vai contar com planetário inflável, telescópios para observação do céu e lançamento de foguetes à base d’água e vai oferecer oficinas de noções básicas de Astronomia destinadas ao público em geral e a crianças de 6 a 12 anos. O “Farol Estrelado” tem apoio do Unawe, programa de Astronomia para crianças reconhecido pela Unesco no Brasil, Instituto Federal Fluminense Campus Campos Centro (IFF) e Astrônomos Sem Fronteiras.
O presidente da Fundação Oswaldo Lima, Avelino Ferreira, comenta sobre a parceria com o Clube de Astronomia: “Desde o início do governo Rosinha Garotinho, nós da Fundação, temos apoiado os eventos do Clube de Astronomia. A ciência tem laços estreitos com a cultura e o trabalho de divulgação científica do Marcelo Oliveira, coordenador do clube, deve continuar sendo valorizado”, acredita Ferreira.
O coordenador do Clube de Astronomia Luis Cruls e organizador do “Farol Estrelado” explica como será o evento: “Teremos sessões no planetário inflável durante o dia. A Lua, que estará na fase crescente, poderá ser vista a partir das 16h. Às 19h30, começa a observação do céu.  Os interessados poderão ver Júpiter, o Cruzeiro do Sul, A constelação e a nebulosa de Orion, estrela que deixou de existir, Saturno, Virgem, Leão e Escorpião”, informou Oliveira.


A programação completa do verão em Farol de São Thome pode ser vista no link: (http://www.campos.rj.gov.br/farol/index.php).

Fonte: Site da Prefeitura Municipal de Campos dos Goytacazes, no link: (http://www.campos.rj.gov.br/exibirNoticia.php?id_noticia=6032)

Um comentário:

  1. Caro Otávio,

    Pretendo participar do 4º Encontro Internacional de Astronomia e Astronáutica, no entanto, gostaria de saber como são as condições de céu noturno em Campos, pois gostaria de levar equipamento para fotografar o céu.

    Desde já, agradecido.

    ResponderExcluir