sábado, 19 de fevereiro de 2011

INPE é a Instituição Brasileira de Pesquisa mais acessada na web

Comentário: Segue abaixo uma notícia postada no Blog Brazilian Space sobre um ranking de acessos a portais de pesquisa no mundo. O INPE encontra-se na 38ª posição, e no Brasil é o portal de pesquisa científicas mais visitado. Uma ótima notícia para a astronomia e astronáutica brasileira!!!
 
O Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) é a instituição brasileira melhor classificada no ranking organizado pelo Cybermetrics Lab do Conselho Superior de Investigações Científicas (CSIC), o maior órgão público de pesquisa da Espanha, que relaciona as mais acessadas na web entre milhares de instituições científicas do mundo todo.
O INPE tem sido apontado seguidamente entre os 50 primeiros da lista e na liderança entre os órgãos brasileiros no "Ranking Web of World Research Centers", que é atualizado duas vezes ao ano.
Na primeira edição de 2011, o INPE figura na 38ª colocação. Nos três primeiros lugares estão, respectivamente, o National Institutes of Health, a National Aeronautics and Space Administration (NASA) e a National Oceanic and Atmospheric Administration (NOAA), dos Estados Unidos. A Embrapa é a segunda instituição brasileira melhor colocada e aparece em 50º.
Confira a classificação geral:

O Cybermetrics Lab se dedica à análise quantitativa do conteúdo na Internet, especialmente os relacionados com os processos de geração e comunicação de conhecimentos acadêmicos. Usando métodos quantitativos, o Cybermetrics Lab aplica indicadores que permitem medir a atividade científica na web. O objetivo do levantamento é motivar e reforçar o papel dos institutos de pesquisa como produtores e fornecedores de conteúdo de qualidade disponível gratuitamente na web.

MCT
O ministro da Ciência e Tecnologia Aloizio Mercadante parabenizou o INPE pelo resultado no Ranking Web of World Research Centers. “No momento em que o governo brasileiro empreende um grande esforço de fortalecimento das instituições de ciência, tecnologia e inovação, é motivo de grande alegria tomar conhecimento de que um dos institutos pertencentes ao Ministério da Ciência e Tecnologia esteja entre os indicados”, afirmou Mercadante em mensagem dirigida ao INPE.
 
Fonte: Portal do INPE e Blog Brazilian Space.

Um comentário:

  1. Olá, Otávio!
    Realmente, merecida mente o INPE deve ser classificado em primeiro lugar. As pessoas que trabalham ali, realizam as suas funções com toda a dedicação e cuidados necessários para que, as informações dali procedentes, se possível, espelhem a realidade dos fatos. Tomara que o pessoal do governo, não fiquem só nas congratulações, pois algo mais, não só pode como deverá ser feito, em termos de investimentos para a continuidade das ações da Instituição.
    Um abraço!!!!!

    ResponderExcluir