Cientistas propõem modelo que explica formação de exoplanetas

Astros conhecidos como 'Jupíteres quentes' contradizem teoria atual.
Planetas giram em direção contrária à sua estrela mãe.


Cientistas da Universidade Northwestern (Illinois, EUA) propuseram um modelo que explica a formação dos exoplanetas chamados "Jupíteres quentes" que giram em uma direção contrária à de sua estrela mãe.
Cerca de 25% desses planetas extrassolares mantêm uma órbita retrógada em relação ao giro de sua estrela mãe, um fenômeno que contradiz a teoria padrão que explica a formação planetária, segundo a qual um planeta deve girar na mesma direção que sua estrela, como ocorre em nosso sistema solar.
Na última edição da revista "Nature", a equipe liderada pela astrofísica Smadar Naoz detalha um modelo que aborda todas as propriedades dos "Jupíteres quentes" conhecidos, algo que até agora não se tinha conseguido.
Os modelos existentes até o momento descreviam como uma estrela binária distante pode produzir inclinações na órbita desses planetas, mas não detalhavam como se podem gerar órbitas retrógradas em relação ao momento angular total do sistema.
Este tipo de exoplaneta orbita a uma distância 100 vezes mais próxima a sua estrela mãe do que Júpiter, e em alguns casos sua trajetória não está alinhada ao eixo de rotação de sua estrela.
A análise dos cientistas constata que, em um sistema solar com vários planetas, o momento angular do mais próximo a sua estrela não tem de ser constante, e pode eventualmente ser retrógrado.

Fonte:
G1 (http://g1.globo.com/ciencia-e-saude/noticia/2011/05/novo-modelo-busca-explicar-formacao-de-planetas-extrassolares.html) (12 abril 2011)
Estadão (http://www.estadao.com.br/noticias/vidae,cientistas-propoem-modelo-que-explica-formacao-de-exoplanetas-,717924,0.htm) (11 abril 2011)
Cientistas propõem modelo que explica formação de exoplanetas Cientistas propõem modelo que explica formação de exoplanetas Reviewed by OTÁVIO JARDIM ÂNGELO on 14:57 Rating: 5

Um comentário

  1. Olá, Otávio!
    Será que eu li certo mesmo? Como é? Os Drs já começam a admitir que um planeta ao girar produz torque? É isso? KKKKKKKKKKKKK! E o torque produzido pela Terra... eles não se interessam por ele não? Não????? Deviam... e como! Muitas das coisas... misteriosas, seriam esclarecidas por causa dele! Um dia eles me darão razão!
    Um abraço!!!!!

    ResponderExcluir