quinta-feira, 25 de agosto de 2011

4º dia de visitas ao ESO no Chile: radiotelescópios ALMA, à 5000m e -10º C

Novas e melhores fotos serão postadas depois...
Hoje (24 de agosto) que começou as visitas tecnicas às instalações do ESO aqui no Chile, visitamos os radiotelescópios do ALMA: o maior projeto astronomico em construção do mundo.
Radiotelescópio é um instrumento de pesquisa que, ao invés de estudar os astros na luz visível (como o telescópio), estuda os astros na faixa das ondas de rádio (geralmente com antenas). O ALMA (Atacama Large Milimeter/submilimeter Array) é um conjunto de 66 antenas que estão em construção no planalto Chajnantor no Andes chilenos, numa altitude de 5000 metros!! 16 antenas já estou montadas, cada uma mede cerca de 12 metros.
O ALMA compreende a "sala de controle" e as instalações. A sala de controle (OSF) fica a 10km de São Pedro (onde estamos agora) e as instalações (AOS) ficam a 50km.
Às 9h00min fomos no onibus do ALMA conhecer as instalações.
Primeiro, conhecemos OSF (a instalação onde monta as antenas e recebe os dados dos radiotelescópios),
A base de comando (OSF) do ALMA
...depois fizemos um teste médico para ver como está nossa saúde e se podemos subir até os 5000 metros de altitude.
O teste médico medindo a pressão sanguinea, a respiração e o batimentos cardíacos.
No caminho para o complexo propriamente dito (AOS - Array Operation Site), que são as antenas já montadas.
Na subida para o AOS, o arranjo já montado.
No caminho, encontramos a 17ª antena sendo levada para o ALMA (lembrando que esse projeto ainda está em construção: são 66 antenas e deve ficar pronto em 2013).
A 17ª antena sendo levada para o AOS, visto da van do ALMA.

Chegando aos 5000 metros a temperatura era cerca de -10 ºC, mas com o vento e a falta de oxigênio a sensação térmica era muito mais baixa. É tão difícil de sobreviver e de raciocinar a essa altitude que os cientistas e engenheiros trabalham na base de operação, só indo as antenas para fazer manutenção.
No alto dos seus 5000m o ALMA constitui um dos maiores projetos de engenharia do mundo.


A visita foi toda acompanhada por Michael West e pelo engenheiro-chefe do ALMA.
Na volta, já na base de comando (OSF) não me senti bem e fizeram questão de tirar fotos desde momento...rsrs
Visitamos o ALMA até o inicio da noite, depois voltamos para o hotel em São Pedro do Atacama e a noite tiramos mais fotos do céu. (essas fotos serão postadas aqui depois)
Quinta-feira nos despediremos de São Pedro e voltaremos para Antofagasta; e sexta visitaremos o VLT.
Mais fotos do ALMA:

Um comentário:

  1. Olá, Otávio!

    Muito bem, meu caro amigo! Brasileiro patriota faz isso mesmo! Mostra a bandeira brasileira nessas ocasiões, feito o Airton Sena!

    Olha aí, aproveita a ocasião e compra já a 1ª das antenas que eu sugeri. Como vc pode notar, é maneirinha toda e não pesa nada.

    É isso o que não me "clorofórmis", como dizia o Mussum dos trapalhoes, o Chile com uma população muito menor do que a do Brasil e no entanto, em termos de instalações: por exemplo: para as pesquisas e explorações astronômicas, dispõe de um projeto desse, que não se limitará apenas em fotografar os astros, mas também, lhes escaneará através da... ALMA!

    stá explicado porque você passou mal, só pode ser... medo de ALMA! KKKKKKKKKKKKKK!!!!!

    E outra coisa! Cuidado com a saúde, é melhor prevenir do que remediar, por isso... troca esse chapéu de vaqueiro e... ligeirinho faça uso de um capacete de astronauta, até porque, a incidência de raios cósmicos aí, deve ser bastante elevada, não é?

    Tudo de bom, saúde e até breve!

    Um abraço!!!!!

    ResponderExcluir