1º programa de TV brasileiro a visitar o ESO vai ao ar domingo!

Em agosto do ano passado quando participei da Comitiva Oficial de Visita ao ESO no deserto do Atacama (no Chile) para conhecer os melhores telescópios do mundo, e assim convencer o governo brasileiro a entrar no consórcio ESO (Observatório Europeu do Sul) conheci o astronomo brasileiro Cláudio Melo. Ele nos mostrou o VLT, o maior telescópio do mundo (e o projeto científico que mais produz artigos) e nos ensinou muito sobre a astronomia moderna.
Agora, vi que domingo (às 19h00min) vai ao ar o programa Matéria de Capa, na TV Cultura, o primeiro programa televisivo brasileiro a visitar o ESO, e vai contar com a presença do Cláudio Melo e do engenheiro Pierre Bourget (que tambem conheci lá).
O programa é apresentado por Aldo Quiroga e enfoca as pesquisas sobre vida fora da Terra desenvolvidas no Atacama chileno. Ele e o cinegrafista visitaram o telescópio, cerca 2600 metros acima do nível do mar. Onde, pode acreditar, o ar é rarefeito e você morre de sede!!
Abaixo a chamada do programa:
1º programa de TV brasileiro a visitar o ESO vai ao ar domingo! 1º programa de TV brasileiro a visitar o ESO vai ao ar domingo! Reviewed by OTÁVIO JARDIM ÂNGELO on 00:00 Rating: 5

Um comentário