Bandeiras americanas na Lua são fotografadas do espaço.

A Câmera do Orbitador de Reconhecimento Lunar (LROC) da NASA capturou imagens da Lua que podem responder a questão sobre se as bandeiras plantadas no nosso satélite natural ainda estavam de pé. As imagens, tiradas a partir de uma distância aproximada de 50 quilômetros, mostram que as bandeiras americanas fixadas na Lua por astronautas através das missões Apollo 12, Apollo 16 e Apollo 17 permanecem fixadas. Os cientistas examinaram fotografias tiradas várias vezes do dia de pontos específicos da Lua, e as sombras observadas circulando os locais onde supostamente as bandeiras estariam foram convincentes para chegar a esta conclusão.

AFP PHOTO / NASA / GSFC / ARIZONA STATE UNIVERSITY
Abaixo, espetacular vídeo mostrando as bandeiras.


Seis das missões do projeto Apollo conseguiram pousar o homem na Lua, e para cada uma dessas missões a bandeira dos Estados Unidos foi plantada no solo lunar. É de certo modo surpreendente, porque em quase quarenta anos as bandeiras resistiram à luz violeta e as condições de temperaturas da superfície da lua; apesar de que seja provável que as bandeiras estejam desbotadas (ou brancas).



De todas as bandeiras estudadas, apenas a da Apollo 11 não permaneceu de pé. Segundo o astronauta Buzz Aldrin, que participou da missão (e esteve em Campos em 2009), a bandeira foi soprada pelo escape do motor de subida durante a decolagem da nave.

Fonte: 
Bandeiras americanas na Lua são fotografadas do espaço. Bandeiras americanas na Lua são fotografadas do espaço. Reviewed by OTÁVIO JARDIM ÂNGELO on 02:28 Rating: 5

Nenhum comentário