Amanhã ocultação de Júpiter pela Lua, visível do Brasil

Sábado (dia 8 de setembro), a Lua ocultará Júpiter, o maior planeta do Sistema Solar. Esse fenômeno raro acontece quando o nosso satélite natural "passa na frente" de Júpiter, formando uma reta imaginária: Terra-Lua-Júpiter.
Esse belo espetáculo vai ser visível no continente sul americano (veja aqui a tabela para Argentina, Bolívia, Chile, Colômbia, Paraguai, Peru e Equador) e será no período diurno; o que dificultará sua observação, restringindo-a ao uso de binóculos, lunetas e telescópios.
A Lua estará 51% iluminada e a imersão do planeta ocorrerá (previsão para o Rio de Janeiro) às 8h53min, com o planeta reaparecendo às 9h01min.
Hora em TU - Tempo Universal. Para encontrar o fuso horário brasileiro, diminua 3 horas do TU.
ATENÇÃO: haverá observação do fenômeno pelo Clube de Astronomia Louis Cruls, no IF Fluminense (Campos dos Goytacazes - RJ), a partir das 8h30min


O mapa global com a faixa de visibilidade do fenômeno que abrange além da América do Sul, ilhas situadas na costa dos oceanos Atlântico e Pacífico, pode ser visto abaixo:


Abaixo os locais na Lua onde o planeta terá sua imersão e o reaparecimento (locais escolhidos para as cidades brasileiras).

Júpiter é mais maciço do que todos os outros planetas, luas e detritos do Sistema Solar juntos. E temos a  sorte de tê-lo. Os astrônomos acreditam que sua presença gravitacional tem mantido a Terra segura, atraindo asteróides e cometas do sistema solar.

Júpiter está apenas começando sua temporada de visibilidade, que vai até o final do ano. Dia após dia, o rei dos planetas vai aparecer no céu mais cedo. Em breve, ele estará visível no meio da noite, em seguida, no início da noite.

Assista ao vivo a transmissão da ocultação de Júpiter AQUI.



Fonte: 
Sky and Observers (de Antônio Rosa Campos, do CEAMIG)
Amanhã ocultação de Júpiter pela Lua, visível do Brasil Amanhã ocultação de Júpiter pela Lua, visível do Brasil Reviewed by OTÁVIO JARDIM ÂNGELO on 14:35 Rating: 5

Nenhum comentário