Amanhã ocultação de Júpiter pela Lua, visível do Brasil
Sábado (dia 8 de setembro), a Lua ocultará Júpiter, o maior planeta do Sistema Solar. Esse fenômeno raro acontece quando o nosso satélite natural "passa na frente" de Júpiter, formando uma reta imaginária: Terra-Lua-Júpiter.
Esse belo espetáculo vai ser visível no continente sul americano (veja aqui a tabela para Argentina, Bolívia, Chile, Colômbia, Paraguai, Peru e Equador) e será no período diurno; o que dificultará sua observação, restringindo-a ao uso de binóculos, lunetas e telescópios.
A Lua estará 51% iluminada e a imersão do planeta ocorrerá (previsão para o Rio de Janeiro) às 8h53min, com o planeta reaparecendo às 9h01min.
Hora em TU - Tempo Universal. Para encontrar o fuso horário brasileiro, diminua 3 horas do TU. |
ATENÇÃO: haverá observação do fenômeno pelo Clube de Astronomia Louis Cruls, no IF Fluminense (Campos dos Goytacazes - RJ), a partir das 8h30min
O mapa global com a faixa de visibilidade do fenômeno que abrange além da América do Sul, ilhas situadas na costa dos oceanos Atlântico e Pacífico, pode ser visto abaixo:
Abaixo os locais na Lua onde o planeta terá sua imersão e o reaparecimento (locais escolhidos para as cidades brasileiras).
Júpiter é mais maciço do que todos os outros planetas, luas e detritos do Sistema Solar juntos. E temos a sorte de tê-lo. Os astrônomos acreditam que sua presença gravitacional tem mantido a Terra segura, atraindo asteróides e cometas do sistema solar.
Júpiter está apenas começando sua temporada de visibilidade, que vai até o final do ano. Dia após dia, o rei dos planetas vai aparecer no céu mais cedo. Em breve, ele estará visível no meio da noite, em seguida, no início da noite.
Assista ao vivo a transmissão da ocultação de Júpiter AQUI.
Fonte:
Sky and Observers (de Antônio Rosa Campos, do CEAMIG)
Amanhã ocultação de Júpiter pela Lua, visível do Brasil
Reviewed by OTÁVIO JARDIM ÂNGELO
on
14:35
Rating:
Nenhum comentário