IFF e Clube de Astronomia participam de uma noite no maior Observatório do Brasil

Sábado (dia 22) estudantes do IF Fluminense (de Campos dos Goytacazes) visitaram o maior telescópio em solo nacional: o Observatório do Pico dos Dias (OPD), em Brazópolis, sul de Minas Gerais.
Nesse dia, ocorreu o evento anual "De Portas Abertas", sendo permitido que os visitantes permanecessem no campus do Observatório até o anoitecer, podendo assim observar o céu no mais importante observatório do Brasil.
Parte do grupo, ao chegar no alto dos 1864 metros (Welliton Rangel - IFF)

De Campos saíram estudantes de Engenharia de Controle e Automação, da Licenciatura em Física e do Clube de Astronomia Louis Cruls, que viajaram cerca de 10 horas até chegar em Brazópolis. Chegando lá, experimentamos os desafios do dia a dia de um astrônomo: a altitude e frio.
Ainda na estrada, na entrada do campus do Observatório  (Welliton Rangel - IFF) 

O OPD fica a 1864 metros de altitude (900 metros acima da cidade) e o seu campus é um parque ecológico de 350 ha dentro da Serra da Mantiqueira. O maior dos 4 telescópios possui espelho de 1,6 metros, sendo dois de médio (0,6 m) e um de pequeno porte.
(Welliton Rangel - IFF)


Lá ainda tem uma câmera AllSky, que grava a passagem de bólidos e meteoritos no céu. O IFF também tem uma câmera AllSky.
A câmera AllSky

Coordenado pelo LNA (Laboratório Nacional de Astrofísica, com sede em Itajubá - 37 km do OPD), ele opera ininterruptamente desde 1980, sendo forte responsável pelo crescimento da astronomia no Brasil. O LNA também gerencia a participação brasileira nos grandes projetos SOAR e Gemini.

Sábado também foi a Noite Internacional de Observação da Lua, e com essa experiência única, pudemos observar o nosso satélite natural e prestar homenagem ao eterno Neil Armstrong, dando uma 'piscadela' para a Lua.
VEJA O ÁLBUM DE FOTOS COMPLETO AQUI
IFF e Clube de Astronomia participam de uma noite no maior Observatório do Brasil IFF e Clube de Astronomia participam de uma noite no maior Observatório do Brasil Reviewed by OTÁVIO JARDIM ÂNGELO on 17:03 Rating: 5

3 comentários

  1. Ficamos muito contentes com sua visita, e que vcs gostaram de compartilhar conosco seu entusiasmo. Ate' o ano que vem! Abs., Mariangela/LNA

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Mariangela,
      todos nós do Clube de Astronomia também agradecemos a recepção no OPD. Ficamos felizes por conhecer o maior telescópio do Brasil e gratos pela recepção.
      Até o ano que vem.
      Abraços!

      Excluir