Semana com dois fenômenos celestes: conjunção e ocultação

Conjunção de Saturno e Vênus, e Ocultação de Júpiter pela Lua

Dois espetáculos nessa semana farão os céus do Brasil atrair a atenção dos astrônomos e dos entusiastas.
Na madrugada de hoje (segunda, dia 26) para amanhã acontecerá a conjunção Saturno-Vênus. Esse fenômeno ocorre quando os dois planetas, por perspectiva, ficam visivelmente próximos no céu (mesmo estando milhões de quilômetros distantes). O ponto de maior aproximação será as 4h da manhã, ao leste, com Vênus (mais brilhante) a apenas 0.6º ao sul de Saturno.
Astronomy Maganize
Na quarta (dia 28) é a vez da Lua passar na frente de Júpiter, no fenômeno chamado ocultação de Júpiter pela Lua. Atualização: veja fotos aqui.
Na imagem abaixo pode-se ver os vários dados deste evento (em TU - Tempo Universal, no horário de verão diminui-se 2 horas), que pode ser visto no Brasil e no sul da África. Aqui no Rio de Janeiro, o planeta vai desaparecer atrás da Lua (100% iluminada) às 21h10min, reaparecendo às 22h14min.   Haverá observação pública deste fenômeno no Observatório Astronômico do IF Fluminense, em Campos dos Goytacazes. NÃO é necessário ser aluno para poder entrar no Observatório. Clique na imagem para ampliar.
CEAMIG

Fonte:
Sky and Observers
Ceamig (Centro de Estudos Astronômicos de Minas Gerais)
Sociedade Astronômica do Recife
Semana com dois fenômenos celestes: conjunção e ocultação Semana com dois fenômenos celestes: conjunção e ocultação Reviewed by OTÁVIO JARDIM ÂNGELO on 22:07 Rating: 5

Um comentário

  1. Muito boa a explicação, gostei! Conheça www.galeriadometeorito.com ...abraços.. bons céus!

    ResponderExcluir