É daqui a pouco: a Terra vista de Saturno

A sonda Cassini da NASA vai fotografar Saturno e todo o seu sistema de anéis que esta a um pouco mais de uma hora-luz do Terra ou a aproximadamente 9UA (unidade astronômica- distância média entre a Terra e o Sol ou 150.000.000 km), e o “nosso” planeta, vai sair nas imagens. A Cassini fez isso duas vezes antes e durante os seus nove anos em órbita, só que dessa vez é no comprimento de onda do espectro visivel, em 19 de Julho às 18h27min (horário de Brasília) até às 18h42min.


Curta e compartilhe no Facebook, clicando aqui. A Terra vai aparecer como um pequeno ponto azul, entre os anéis de Saturno. O sistema inteiro é muito grande para Cassini capturar as imagens em um único instantâneo, de modo que a sonda irá criar um mosaico, ou um retrato multi-imagem.

A imagem abaixo mostra a posição de Satuno no céu em 19 de julho às 18:27h ou 21:27UTC.

Ao contrário das duas vezes anteriores, a Cassini vai capturar imagens de Saturno com a Terra em cor natural, isto é, como seria visível pelos nossos olhos. Também ira capturar a Terra e sua lua com uma câmera de alta resolução. A posição da sonda lhe permitirá dirigir suas câmeras na direção do Sol e a Terra, sem danificar os detectores sensíveis da nave.

E segundo cálculos, a parte da Terra capturada pela imagem será a das Américas.

Na imagem: visão simulada da sonda Cassini da NASA mostra as posições esperadas de Saturno e a Terra em 19 de julho de 2013 a cerca de 1.440 milhões quilômetros. Crédito da imagem: NASA / JPL-Caltech.

Fonte: 
É daqui a pouco: a Terra vista de Saturno É daqui a pouco: a Terra vista de Saturno Reviewed by OTÁVIO JARDIM ÂNGELO on 18:25 Rating: 5

2 comentários

  1. É muito legal, mas estou aqui pra dizer que a aparência do blog está um pouco cansativa para vista, talvez seja pelo background preto e as letras pequenas brancas.
    Espero que melhorem muito, aqui tem muito conteúdo bom.

    ResponderExcluir
  2. Por que só aparecerá a terra nas fotos de Saturno e não outros planetas?

    ResponderExcluir