Lua Mutante: campanha pretende mostrar mudança na inclinação da Lua

CAMPANHA DE OBSERVAÇÃO

Você sabia que a Lua aparece "diferente" para observadores em diferentes pontos do globo terrestre?

É isso que pretende mostrar um projeto chamado "Lua Mutante", e que esse ano será desenvolvido aqui no Brasil pelo Clube de Astronomia Louis Cruls, em parceria com o Instituto Venezolano de Investigaciones Científicas. 

O objetivo principal do projeto é o intercâmbio de experiências entre os observadores de distintos países na observação das fases da Lua e a percepção da mudança da inclinação da parte iluminada da Lua no mesmo dia quando observada de latitudes diferentes. O projeto será realizado nos dias 27, 28 e 29 de novembro. 

Abaixo um exemplo de como ela é observada em diferentes regiões da Terra, no mesmo dia e a mesma altura do horizonte:

A ideia consiste em fotografar ou desenhar a Lua nesses dias quando ela estiver a uma altura aproximada de 30 graus acima do horizonte, antes de se pôr.

Você também pode participar desse evento, nos enviando sua fotografia e/ou desenho, com seu nome, cidade e hora em que observou. Envie para o e-mail: otavio_jardim_angelo@hotmail.com ou pela nossa página no Facebook.


Publicaremos todas as imagens que recebermos, sempre respeitando as exigências da campanha e os dados solicitados.


Fonte: 
Blog Lua Mutante
Blog Da Terra Para As Estrelas
Lua Mutante: campanha pretende mostrar mudança na inclinação da Lua Lua Mutante: campanha pretende mostrar mudança na inclinação da Lua Reviewed by OTÁVIO JARDIM ÂNGELO on 22:48 Rating: 5

Nenhum comentário