O Azul da Lua


Olá,
Nessa virada de ano acontece um fenômeno curioso e não muito comum: a chamada Lua Azul. Mas, em contradição com o que nome diz, a lua não vai ficar azulada ou coisa parecida. O fenômeno é o seguinte: toda vez que um mês tem 2 luas cheias, a segunda é chamada de Lua Azul. Isso se deve pela diferença entre o mês solar (com 30,5 dias) e o lunar (com 29,5 dias), e ocorre a cada 2,7 anos. O fenômeno será visível nos Estados Unidos, Canadá, Europa, América do Sul e África. A próxima vez que acontecera o fenômeno vai ser em agosto de 2012 (se o mundo existir ainda né...).
A origem do nome Lua Azul ainda é um mistério, alguns estudiosos afirmam que começou no século XVI, outros falam que remonta ao Egito Antigo.
O que podemos afirmar é que os românticos e poetas utilizam esse fenômeno muito bem; ele aparece em textos da Inglaterra vitoriana de Shakespeare e em uma música interpretada por Elvis Presley, de autoria de Rodgers e Hart:
“Blue Moon,
you saw me standing alone,
without a dream in my heart
without a love of my own.”
(“Lua Azul,
você me viu solitário
sem um sonho no coração
sem um amor do meu lado.”)
O Azul da Lua O Azul da Lua Reviewed by OTÁVIO JARDIM ÂNGELO on 13:09 Rating: 5

2 comentários

  1. aaah que legal, nao sabia que ter duas luas cheias nop mesmo mês fosse algo com um nome especial, bom saber! e espero que a gente veja a de 2012 neh! wekiuweikeuw e feliz 2010 ;D

    ResponderExcluir
  2. feliz 2010 pra vc tbm.
    so vamos ver se os maias deixarem ne... rsrs

    ResponderExcluir