Sonda fotografa 'árvores' em Marte.


Impressionante essa foto. Segundo o jornal britanico Daily Mail, a imagem do solo marciano que parece ser de várias árvores, na verdade são trilhas desalojadas de areia que formam um sombreado sobre a superfície do deserto marciano.
Segundo os cientistas, essas trilhas, compostas por dunas de pó, riachos de gelo e afloramentos escurecidos, se estendem por 62 milhões de km no solo do planeta vermelho. Durante o inverno, uma camada de gelo com dióxido de carbono cobre as dunas, mas depois evapora, criando o material escuro que risca a superfície.
A foto foi tirada pela câmera HiRISE (que usa a luz visível e pode capturar objetos de pequena escala, como fragmentos de rochas, valas; muito útil no estudo dos cãnions e crateras) da sonda Mars Reconnaissance Orbiter (NASA).
A câmera HiRISE:

Essa sonda foi lançada em 10 de agosto de 2005 com uma missão de 4 anos e o objetivo principal de buscar evidências de água em Marte.
Acredita-se que 30% da superfície marciana já foi coberta de água.
A foto mostra a sonda Mars Reconnaissance Orbiter:

Sonda fotografa 'árvores' em Marte. Sonda fotografa 'árvores' em Marte. Reviewed by OTÁVIO JARDIM ÂNGELO on 22:04 Rating: 5

Um comentário