Documentário sobre o Programa Espacial Argentino

Está disponível na internet um documentário sobre as atividades espaciais da Argentina. Com cerca de 25 minutos de duração, aborda desde o início do programa espacial do país vizinho, na década de sessenta, até a missão do satélite de meio-ambiente SAC-C, lançado ao espaço em novembro de 2000. Por ter sido produzido no final de 2007, o programa não aborda projetos como o dos satélites SAC-D/Aquarius, SAOCOM e Arsat, mais recentes.
(CONTINUA...)

O documentário destaca o projeto do míssil Condor II, desenvolvido na década de oitenta pelos argentinos em conjunto com empresas alemãs e com financiamento egípcio, e que em dado momento foi tocado como uma iniciativa dual, isto é, para fins militares e também civis (como lançador espacial). Devido a pressões internacionais, o Condor II foi cancelado no início da década de noventa, e como uma espécia de compensação, o governo norte-americano deu início a projetos conjuntos, como o do satélite SAC-C. Iniciativas estas que não envolviam transferência de tecnologia, como bem aponta Sebastião Varotto, diretor da CONAE, a agência espacial argentina, mas sim o conceito de sociedades, com divisão dos investimentos em projetos de satélites.
Uma curiosidade mencionada no programa é que a Argentina chegou a realizar missões suborbitais com animais, no caso, ratos, a bordo de pequenos foguetes.
Para fazer o download do vídeo (165 MB), clique aqui.

Fonte: Blog Panorama Espacial.
Documentário sobre o Programa Espacial Argentino Documentário sobre o Programa Espacial Argentino Reviewed by OTÁVIO JARDIM ÂNGELO on 13:46 Rating: 5

6 comentários

  1. Olá, Otávio!
    "E com vocês, os foguetes Maradona"! O perigo é que: se detona... espalha muito pó! Eu vou pra bem longe, não pretendo ficar doidão! E tu? KKKKKKKKKKKKKKK!
    [1]!!!!!

    ResponderExcluir
  2. KKKKKKKK, o que é isso Francisco... Essa foi boa!!
    Beijos

    ResponderExcluir
  3. Otávio, que legal esse post, vou tentar baixar. Vc assistiu? O dcto é legal? Estou curiosa para ver o que é que a Argentina tem de interessante no programa espacial. O Brasil tem se esforçado tanto pra alcançar as estrelas... quem sabe um dia num futuro distante(?).
    Um beijão!
    Ha... Estou enviando seu presente de Natal ok!

    ResponderExcluir
  4. Ola Marjory,
    o documentario é legal sim e a argentina teve progressos expressivos nas atividades espaciais. O Programa deles é bem superior ao nosso (se nao fosse os problemas militares). Mas o Brasil vai chegar as estrelas sim, aguarde... rsrs
    Att

    ResponderExcluir
  5. O grande problema nos programas espaciais na américa do sul é a falta de investimentos e vontade política.O Brasil está 50 atrasado em tecnologia espacial.Enquanto isso em Alcâtara:zzzzzzZZZZZZZZZzzzz......

    ResponderExcluir