terça-feira, 11 de janeiro de 2011

Astrônomos disponibilizam a maior imagem do céu jamais feita

Em breve postaremos a nota oficial

Terça-feira será um grande dia para a astronomia. Durante a reunião anual da sociedade americana de astronomia, será feito o anúncio oficial do chamado "Data Release 8" do Sloan Digital Sky Survey. Essa é a oitava "leva" de dados tornados públicos por esse projeto e a primeira de sua fase III (SDSS-III), que tem participação oficial brasileira.
O SDSS é o projeto que até agora teve o maior impacto na astronomia mundial, providenciando imagens e espectros dos mais diversos tipos de objetos. Agora neste DR8 serão liberados ao público imagens de 14.555 graus quadrados do céu (ou mais que um terço de toda a esfera celeste) e espectros de mais de 800 mil galáxias, 100 mil quasares e 500 mil estrelas para análise científica.
Assista ao video com um zoom da maior imagem já feita: 

(CONTINUA...)

Como mencionado, esse é o primeiro "release" do SDSS-III e conterá a amostra final de todos os dados de imagens do projeto, configurando a maior imagem do universo já feita. Agora a câmera para fazer imagens será "aposentada" e o projeto continuará o levantamento seu de espectros de galáxias, quasares e estrelas.
Além de participar das pesquisas científicas do SDSS-III o grupo brasileiro também está participando da distribuição dos dados, que estão acessíveis tanto para a comunidade científica quanto para o público em geral. A difusão é feita através da infraestrutura computacional do Laboratório Inter-institucional de e-Astronmia (LIneA, formado pelo CBPF, LNCC e ON) que faz o armazenamento e distribuição de 12TB de catálogos provenientes desse levantamento.
Nosso servidor roda o “SkyServer” uma interface web para o CAS (Catalog Archive Server) que possui uma variedade de ferramentas para acesso ao banco de dados através de consultas em SQL (Structured Query Language). O “SkyServer” também oferece tutoriais e uma série de exemplos (Sample queries) para os usuários iniciantes. Essa interface está acessível no endereço: http://skyserver.linea.gov.br/dr8

Hoje entrarão no ar as páginas do Grupo de Participação Brasileiro no SDSS: http://bpg.linea.gov.br/ e do LIneA: http://www.linea.gov.br/

Informações cedidas pelo astrofísico Martin Makler, do CBPF.

Nenhum comentário:

Postar um comentário