terça-feira, 4 de janeiro de 2011

Hoje de manhã teve Eclipse Parcial do Sol

O primeiro eclipse solar de 2011, parcial, aconteceu nesta terça-feira pouco depois do amanhecer.
O cone da sombra que a Lua criou ao passar diante do Sol tocou a superfície da Terra primeiro no norte da Argélia, às 4h40 no horário de Brasília, antes de se deslocar para o leste e permitir que a maior parte da Europa observe o fenômeno.
Em Rennes, na França (Philippe Huguen/AFP)


Os habitantes do Cairo, Jerusalém, Istambul e Teerã também terão a possibilidade de observar o eclipse. Depois foi a vez da Rússia Central, Cazaquistão, Mongólia e noroeste da China --nessas regiões foi visto na hora do pôr do sol.
Os eclipses solares são fenômenos que acontecem quando a Lua transita entre a Terra e o Sol. São totais quando os três astros ficam perfeitamente alinhados e a Lua oculta completamente o Sol. Anulares quando a Lua ocupa o centro do Sol e deixa ver suas bordas. E parciais quando parte do disco solar permanece visível, como se tivesse sido mordido.
Quatro eclipses solares parciais e dois lunares totais estão previstos para 2011, uma rara combinação que ocorrerá apenas seis vezes ao longo do século 21.
O último eclipse total foi em 11 de julho de 2010 e pôde ser visto na Polinésia francesa, na Ilha de Páscoa e no cone sul do continente americano.
O próximo eclipse solar será em 13 de novembro de 2012 e, além de Austrália, Nova Zelândia, também será visível na América do Sul.

Fonte: Folha OnLine (com modificações).

2 comentários:

  1. Olá, Otávio!
    Esse aí, não chegou pro nosso bico! Mas, é melhor assim do que, a frustração de ocorrer, podendo ser observado em um certo local e na hora as condições climática não permitirem ver o desenrolar do espetáculo.
    [1]!!!!!

    ResponderExcluir
  2. Isso é verdade, mas o nosso tá chegando... rsrs

    ResponderExcluir