Presidente da SBPC será diretor da AEB

O ministro da Ciência e Tecnologia Aloizio Mercadante convidou Marco Antônio Raupp (presidente da SBPC - Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciencia) para assumir a presidência da Agência Espacial Brasileira (AEB), no lugar de Carlos Ganem, que comandou o programa espacial brasileiro nos últimos quatro anos. Ele afirmou, por meio de sua assessoria, que está analisando o convite.
O novo ministro tambem nomeou ontem o ex-diretor do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) Carlos Nobre para a Secretaria de Políticas e Programas de Pesquisa e Desenvolvimento do ministério.
Carlos Nobre é considerado um dos maiores especialistas mundiais sobre clima. É membro do Painel do Clima das Nações Unidas (IPCC, na sigla em inglês). Integra também o Comitê Científico do International Geosphere-Biosphere Programme (IGBP). Nobre assume no lugar de Luiz Antonio Barreto de Castro.
 Os nomes indicados por Mercadante foram bem recebidos pelo meio acadêmico. "Mercadante está começando muito bem, com bons nomes, o que mostra que está ouvindo a academia", afirma Jacob Palis Junior, presidente da Academia Brasileira de Ciências (ABC).
Fonte: Jornal "O Estado De São Paulo" (Andrea Vialli).

Comentário: As novas nomeações do Ministério da Ciencia e Tecnologia, ao meu ver, são promissoras para o Programa Espacial Brasileiro (PEB). O Marco Raupp que foi convidado para a AEB fez um otimo trabalho na SBPC e se aceitar mesmo poderá dar uma guinada no nosso programa espacial. Sem contar que um ex-diretor do INPE estará em uma pasta importante no Ministerio.
Aguardemos a aceitação (ou não) de Marco Raupp para a AEB e o desenrolar dos fatos.
Presidente da SBPC será diretor da AEB Presidente da SBPC será diretor da AEB Reviewed by OTÁVIO JARDIM ÂNGELO on 14:20 Rating: 5

Um comentário

  1. Olá, Otávio!
    Ótimas incações para alavancar o Programa Espacial Brasileiro! Agora faz-se necessário haver, a tão propalada..."vontade política" que bem podemos materializar, com todo o dinheiro que for preciso em equipamentos, pesquisas e pessoal.
    Um abraço!!!!!

    ResponderExcluir