quinta-feira, 28 de abril de 2011

Diário da Rússia fala sobre a apresentação do Bolshoi no 4° Encontro Internacional

Abaixo reportagem publicada no dia 21 de abril no Diário da Rússia sobre a apresentação da companhia de teatro Bolshoi Brasil na pré-abertura do 4° EIAA (4° Encontro Internacional de Astronomia e Astronáutica).

"Bolshoi Brasil abre com brilho festa de Gagarin em Campos"

O maior teatro do interior do Estado do Rio de Janeiro reabriu suas portas nesta quarta-feira, 20, com um espetáculo da maior qualidade e significado.
Os bailarinos do Balé Bolshoi de Joinville, Santa Catarina, agradecem os aplausos emocionados da plateia do Teatro Trianon, em Campos, RJ, na pré-abertura do evento que homenageia o jubileu do primeiro voo do homem ao espaço


Os jovens bailarinos da Escola de Balé do Teatro Bolshoi de Joinville, Santa Catarina, apresentaram o Ballet Gala Bolshoi na pré-abertura do grande evento que marca, no Brasil, o ápice das comemorações dos 50 anos do primeiro voo tripulado ao espaço – a viagem de Yuri Gagarin, realizada em 12 de abril de 1961. A Escola de Joinville é também pioneira: já com 11 anos de existência, ela é a única do Bolshoi fora da Rússia.
O 4.º Encontro Internacional de Astronomia e Astronáutica, organizado pelo professor de Física Marcelo de Oliveira Souza, coordenador no Brasil dos Programas Internacionais de Ensino e Popularização da Astronomia e da Astronáutica, tem como parceiros a Mir Mídia e Consultoria Internacional (responsável pelo site Diário da Rússia e o programa radiofônico Voz da Rússia) e o Consulado Geral da Federação da Rússia no Rio de Janeiro. O Encontro, patrocinado pela Prefeitura de Campos dos Goytacazes, conta ainda com o apoio de entidades internacionais, como a organização Astrônomos Sem Fronteiras, e nacionais, como o Instituto Federal Fluminense e a Fundação Cultural Jornalista Oswaldo Lima. O evento – de hoje até sábado, 23 – é aberto ao público, totalmente gratuito.
Estão presentes em Campos, para o Encontro, o astronauta brasileiro Marcos Pontes e o americano Charles Duke, um dos astronautas que estiveram na Lua, e os cosmonautas russos Oleg Kotov e Pavel Vinogradov. Participam também do evento cientistas de Brasil, Rússia, China, Índia, Irã, Romênia, Portugal, Estados Unidos, Japão, Colômbia, Venezuela e Uruguai.
Os cosmonautas russos falarão de suas experiências e das comemorações que estão sendo realizadas na Rússia pelos 50 anos do primeiro voo espacial tripulado, realizado por Yuri Gagarin. Marcos Pontes, que foi tripulante da Estação Espacial Internacional, sob o comando de Pavel Vinogradov, vai falar também de suas experiências no espaço e do livro que está lançando sobre o assunto.

Fonte: Diário da Rússia (http://www.diariodarussia.com.br/fatos/noticias/2011/04/21/bolshoi-brasil-abre-com-brilho-festa-de-gagarin-em-campos/) (21 de abril).

Nenhum comentário:

Postar um comentário