Endeavour aterrissa e marca o fim de sua última missão espacial

O ônibus espacial Endeavour e seus seis astronautas voltaram nesta quarta-feira à Terra, concluindo a penúltima missão do programa de 30 anos da Nasa com uma aterrissagem segura. 
O Endeavour aterrissou pela última vez ao mesmo tempo em que o Atlantis, o último ônibus espacial que viajará ao espaço, chegou à plataforma de lançamento para sua missão final dentro de cinco semanas.
O comandante Mark Kelly desembarcou do Endeavour diante de centenas de testemunhas incluindo quatro astronautas do Atlantis, que voará em julho.
- 196 quilômetros voadas durante 25 desafiantes voos espaciais - disse o Controle de Missão a Kelly e seus companheiros de tripulação.
- Sua aterrissagem conclui um vibrante legado para este incrível veículo que sempre será lembrado. Bem-vindo à casa, Endeavour - destacou o Centro de Controle em sua mensagem de resposta.
Kelly respondeu que era triste ver o Endeavour aterrissar pela última vez, mas que realmente deixa um grande legado.
O comandante agradeceu a todos aqueles que trabalharam no Endeavour durante anos.
A mulher de Kelly não esteve presente na aterrissagem. A deputada democrata Gabrielle Giffords, que está se recuperando de uma bala na cabeça, continua em um centro de reabilitação em Houston.
O Endeavour decolou no dia 16 de maio, chegando à ISS no dia 18, para sua última missão. Entre outros objetivos, a finalidade da viagem era levar à estação o Espectômetro Magnético Alpha, peça central de um pioneiro experimento a partir do qual os cientistas esperam revelar os segredos da matéria escura. 


Endeavour aterrissa e marca o fim de sua última missão espacial Endeavour aterrissa e marca o fim de sua última missão espacial Reviewed by OTÁVIO JARDIM ÂNGELO on 14:32 Rating: 5

Nenhum comentário