quarta-feira, 28 de dezembro de 2011

O Cometa Lovejoy é um espetáculo no céu!

O cometa Lovejoy, o mais fascinante dos últimos tempos, já está visivel em todo o céu do hemisfério Sul. Ele aparece antes do nascer do Sol, ao leste (em cima da constelação de Escorpião).
Onde achar o cometa Lovejoy, antes do nascer do Sol, acima de Escorpião.
O cometa C/2011 W3 Lovejoy ganhou fama mundial após ter entrado (e permanecido por 1 hora) na atmosfera do Sol (chamada de corono solar). E contra todas as possibilidades, no dia 16 de dezembro emergir sem se desintegrar (fenomeno chamado'outburst'), resistindo a temperaturas de 1,5 milhão de graus Celsius. Estima-se que ele passou a apenas 120 mil km da superfície solar, com velocidade de 115 mil km/h!
Ele foi descoberto dia 27 de novembro de 2011 pelo astrônomo amador australiano Terry Lovejoy. 


Classificado como tipo Kreutz Sungrazer (família de cometas que orbitam o Sol), ele possui um período de 314 anos e seu núcleo de gelo foi inicialmente estimado em 200 metros de diâmetro, mas alguns observadores acreditam que possa ser maior com cerca de 500 metros.
Leia artigos (em inglês) sobre a passagem do cometa: NightSkyOnline, Astronomy, Sky and Telescope
Cometa Lovejoy em foto no VLT, no Chile (G. Brammer - 22.dez.11/Reuters)
Mas o fato mais fascinante nisso tudo é como a sua cauda reage ao passar na atmosfera solar. Vejam os vídeos dos telescópios espaciais:


Ainda não se sabe o porque da cauda reagir assim, nunca antes vimos um cometa passar tão perto do nosso Sol. Acredita-se que o movimento da cauda deve-se a rápida ionização das suas partículas de poeira à medida que abandonam o núcleo cometário. Depois de carregadas, as partículas de poeira interagiram de alguma forma com as linhas do campo magnético da coroa, dispersando-se abruptamente ao longo dos "arcos coronais".

O comandante da ISS (Estação Espacial Internacional) Dan Burbank gravou um vídeo da passagem do Lovejoy acima da atmosfera terrestre. É de emocionar:


Fonte:

3 comentários:

  1. Olá, Otávio!

    Parabéns, amigo astrônomo!!!! Postagem muito interessante, até porque, esse fato do cometa Lovejoy ter conseguido escapar do mergulho na coroa solar, isso na certa, vai dar muitos estudos, não é mesmo?

    Aproveito aqui, para lhe desejar um 2012 repleto de ótimas realizações e de bons acontecimentos!

    Um abraço!!!!!

    ResponderExcluir
  2. Pois é Valdir, isso nunca foi observado antes. Voce ja observou o Lovejoy?

    Tambem desejo um feliz 2012 p vc e sua familia tambem. E que continuemos anos ver aqui no blog e no Encontro Internacional.
    Abraço!!

    ResponderExcluir
  3. adorei e lindo o planeta terra

    ResponderExcluir