O Cometa Lovejoy é um espetáculo no céu!

O cometa Lovejoy, o mais fascinante dos últimos tempos, já está visivel em todo o céu do hemisfério Sul. Ele aparece antes do nascer do Sol, ao leste (em cima da constelação de Escorpião).
Onde achar o cometa Lovejoy, antes do nascer do Sol, acima de Escorpião.
O cometa C/2011 W3 Lovejoy ganhou fama mundial após ter entrado (e permanecido por 1 hora) na atmosfera do Sol (chamada de corono solar). E contra todas as possibilidades, no dia 16 de dezembro emergir sem se desintegrar (fenomeno chamado'outburst'), resistindo a temperaturas de 1,5 milhão de graus Celsius. Estima-se que ele passou a apenas 120 mil km da superfície solar, com velocidade de 115 mil km/h!
Ele foi descoberto dia 27 de novembro de 2011 pelo astrônomo amador australiano Terry Lovejoy. 


Classificado como tipo Kreutz Sungrazer (família de cometas que orbitam o Sol), ele possui um período de 314 anos e seu núcleo de gelo foi inicialmente estimado em 200 metros de diâmetro, mas alguns observadores acreditam que possa ser maior com cerca de 500 metros.
Leia artigos (em inglês) sobre a passagem do cometa: NightSkyOnline, Astronomy, Sky and Telescope
Cometa Lovejoy em foto no VLT, no Chile (G. Brammer - 22.dez.11/Reuters)
Mas o fato mais fascinante nisso tudo é como a sua cauda reage ao passar na atmosfera solar. Vejam os vídeos dos telescópios espaciais:


Ainda não se sabe o porque da cauda reagir assim, nunca antes vimos um cometa passar tão perto do nosso Sol. Acredita-se que o movimento da cauda deve-se a rápida ionização das suas partículas de poeira à medida que abandonam o núcleo cometário. Depois de carregadas, as partículas de poeira interagiram de alguma forma com as linhas do campo magnético da coroa, dispersando-se abruptamente ao longo dos "arcos coronais".

O comandante da ISS (Estação Espacial Internacional) Dan Burbank gravou um vídeo da passagem do Lovejoy acima da atmosfera terrestre. É de emocionar:


Fonte:
O Cometa Lovejoy é um espetáculo no céu! O Cometa Lovejoy é um espetáculo no céu! Reviewed by OTÁVIO JARDIM ÂNGELO on 22:43 Rating: 5

3 comentários

  1. Olá, Otávio!

    Parabéns, amigo astrônomo!!!! Postagem muito interessante, até porque, esse fato do cometa Lovejoy ter conseguido escapar do mergulho na coroa solar, isso na certa, vai dar muitos estudos, não é mesmo?

    Aproveito aqui, para lhe desejar um 2012 repleto de ótimas realizações e de bons acontecimentos!

    Um abraço!!!!!

    ResponderExcluir
  2. Pois é Valdir, isso nunca foi observado antes. Voce ja observou o Lovejoy?

    Tambem desejo um feliz 2012 p vc e sua familia tambem. E que continuemos anos ver aqui no blog e no Encontro Internacional.
    Abraço!!

    ResponderExcluir
  3. adorei e lindo o planeta terra

    ResponderExcluir