Curiosidade: código Morse nas rodas do Curiosity

Lucas Freitas, um dos estudantes brasileiros que foram para o JPL (em Pasadena, EUA) para acompanhar o pouso do jipe-robô Curiosity, quando voltou ontem para Campos dos Goytacazes estava me contando sobre a viagem e um pouco do que aprenderam sobre a missão. Uma das histórias que me chamou a atenção foi que as rodas do robô possuem a inscrição 'JPL' escrita em código Morse (em partes devido, segundo ele, a uma "rivalidade amigável, saudável e boa" entre o JPL e a NASA.).
Depois pesquisei sobre o assunto e achei esse artigo publicado em março do ano passado:

Quando o Laboratório de Propulsão a Jato (JPL) da NASA construiu o novo robô explorador – este se chamado Curiosity (Curiosidade) – para enviar ao planeta vermelho no final deste ano, eles se divertiram um pouco com ele. Em 2007, quando a equipe estava montando o Curiosity, suas rodas tinham um padrão em relevo na banda de rodagem que deixava marcado JPL por onde quer que ele passasse.

“Na época, eu perguntei se o robô final teria esse padrão nas rodas, e disseram, não, não vamos fazer propaganda do laboratório na volta de cada uma das rodas do Curiosity; o robô final terá algum outro padrão”, disse Emily Lakdawalla da The Planetary Society em seu blog. Lakdawalla é a coordenadora de Ciência e Tecnologia da organização.

Lakdawalla disse que não há nada de especial no formato das pegadas do Oportunity (Oportunidade); eles são apenas furos quadrados que serviram para prender com parafusos o Robô a um módulo de aterrissagem da sonda durante a viagem e pouso. Oportunity é o nome do robô que foi enviado a Marte em 2003. “Mas o Curiosity não precisa de nenhum furo especial em suas rodas, pois não será preso a nenhum módulo de aterrissagem. Então os engenheiros fizeram o formato das pegadas da maneira que quiseram.”

Mas em março de 2011, ela viu um vídeo do robô com ele é hoje: “Eu tive que rir quando vi aquelas marcas das rodas no chão. Mas antes de explicar a razão, eu devo informar que elas são muitos úteis, pois o padrão formado torna bem fácil tanto ao operador em terra quanto ao robô determinar visualmente quanto ele percorreu usando o sistema de imagem em sua traseira.”

Mas afinal, qual padrão o JPL escolheu para as rodas do Curiosity? Um que Lakdawalla chamou de “muito divertido”. Os furos da banda de rodagem são quadrados curtos e retângulos longos – assim como pontos e traços de código Morse. E como se diz JPL em código Morse?

J .- – -
P .- -.
L .-..



De acordo com o JPL, o Curiosity é do tamanho de uma pequena SUV – 3.3m de comprimento (sem incluir os braços), 3m de largura e 2.30m de altura – e pesa 900kg. Ele tem um laboratório geológico, suspensão a prova de pedras, laser vaporizador de pedras e um monte de câmeras. Curiosity vai procurar áreas em Marte com condições passadas e presentes favoráveis a vida e indícios de vidas passadas. Seu lançamento está programado para ser entre 25 de Novembro e 18 de Dezembro do Cabo Canaveral na Florida, e sua chegada a Marte entre dia 6 e 20 de Agosto de 2012. Sua missão principal deve durar um ano Marciano, que é equivalente a 23 meses da Terra.


Traduzido por PY2JF – João Roberto S. Gândara Ferreira


Fonte: 
Curiosidade: código Morse nas rodas do Curiosity Curiosidade: código Morse nas rodas do Curiosity Reviewed by OTÁVIO JARDIM ÂNGELO on 23:30 Rating: 5

Nenhum comentário