terça-feira, 7 de agosto de 2012

Curiosity pousa em Marte: veja 1ª foto e 1º vídeo

O jipe-robô Curiosity pousou na cratera Gale, ao sul do equador marciano, às 2h33min de hoje e inicia nova era da exploração marciana. Ele é o veículo mais sofisticado levado a outro planeta.
"Estou inteiro e a salvo na superfície de Marte", diz uma mensagem no blog da Nasa, que deu lugar a uma comemoração de pelo menos 10 minutos, com aplausos e abraços, entre funcionários na sala de controle

Veja o vídeo do pouso do jipe-robô em Marte:



A primeira imagem da sonda enviada a Terra foi esta:

A madrugada desta segunda (fim de noite na Califórnia) entrará para a história por vários motivos. A humanidade conseguiu demonstrar que consegue lançar e pousar um veículo do tamanho de um carro de passeio na superfície de outro planeta com muita precisão. É um passo importantíssimo caso ainda se queira colonizar outros mundos. Além disso, o sucesso da missão representa um fôlego a mais para a exploração científica de Marte. Em tempos de crise, nada melhor do que uma injeção de ânimo por meio de um verdadeiro espetáculo da engenhosidade humana para sensibilizar políticos pela aprovação de dinheiro público para missões espaciais.

A foto abaixo foi tirada pela câmera HiRISE da sonda MRO (Mars Reconnaissance Orbiter), que está em órbita de Marte, e mostra o exato instante da descida do robô, já com os para-quedas abertos.

Leia mais sobre a missão AQUI, veja o infográfico sobre como o Curiosity funciona.
Veja o site oficial da missão.
Acompanhe a cobertura da Time (em inglês) e da Veja.

2 comentários:

  1. Olá, Otávio!!!!

    Parabéns!!!! Excelente postagem sobre essa façanha da humanidade curiosa como sempre foi!!!!
    E aí, podemos comparar através desses esforços o que, de fato e verdadeiro há, sobre coisas do tipo: nave alienígena acidentada na Lua, encontro de russos e alienígenas no espaço, abduções e encontros e contatos de seres espaciais e humanos antigos e novos!!!! Quando há algo palpável e é real, o interesse e o esforço faz com que os humanos se desdobem em suas potencialidades e possibilidades, mas, as ações e objetivos de alguma forma são feitos, como é o caso da missão do robô Curiosity!!!!

    Nota 10000 pelo post, blog e de modo geral, pelo seu trabalho!!!!

    Um abraço!!!!!

    ResponderExcluir
  2. alguém pode me explicar como é possível filmar um pouso desta dimensão externamente e de uma distância considerada de baixo para cima acho um pouco duvidoso...

    ResponderExcluir