Comemore o Dia da Astronomia: observe Júpiter com maior brilho

Nascimento de Dom Pedro II é comemorado no Brasil


Hoje (dia 2) é comemorado no Brasil o Dia da Astronomia, em homenagem ao nascimento de Dom Pedro II, ultimo imperador do Brasil, um grande incentivador da astronomia e fundador do Observatório Nacional.

Quer comemorar este dia em grande estilo? Então  olhe para o céu hoje a noite e veja Júpiter, o maior planeta do Sistema Solar, em oposição.
Isso significa que o Sol, a Terra e Júpiter estarão alinhados; e mais: às 22h45min ele atingirá o maior brilho. Com magnitude de -2.8, o planeta é facilmente encontrado perto das famosas "Três Marias".

Na quarta-feira passada, a Lua passou na frente do planeta Júpiter, ocultando por quase 1h e meia. E ontem ele atingiu a maior aproximação com a Terra, ficando a "apenas" 609 milhões de quilômetros.

Não teremos diferenças significativas nas posições relativas de Júpiter em relação ao fundo fixo de estrelas até meados de dezembro. Com o passar dos dias, Júpiter vai lentamente "subindo" em relação à constelação de Touro. Perto do Natal, Júpiter estará praticamente na mesma altura que Aldebaran em relação ao horizonte. E segue "subindo" até o final de dezembro e início de janeiro, ainda com brilho bastante intenso, ou seja, em período excelente para observações astronômicas.

Com suas medidas gigantescas, ao menos em comparação aos padrões da Terra, Júpiter é um grande espelho da luz solar, daí o brilho com que se mostra no céu.
Se fosse um mundo oco (na verdade, Júpiter é um mundo gasoso com um núcleo formado por rochas) em seu interior caberiam mais de mil Terras.



Fonte:
Física na Veia!
Blog da Sciam
Comemore o Dia da Astronomia: observe Júpiter com maior brilho Comemore o Dia da Astronomia: observe Júpiter com maior brilho Reviewed by OTÁVIO JARDIM ÂNGELO on 20:10 Rating: 5

Nenhum comentário