Agência Espacial ministra curso em Campos dos Goytacazes

Presidente da AEB Escola ministrou capacitação

Dois jornais publicaram artigos sobre a "Capacitação de Monitores" realizada pela AEB (Agência Espacial Brasileira) na cidade de Campos dos Goytacazes/RJ. O evento, realizado na quinta (dia 15) e sexta depois do carnaval, contou com palestras sobre o Programa Espacial Brasileiro e com treinamento para 20 membros do Clube de Astronomia Louis Cruls (CALC). Esse treinamento visa melhorar as atividades de divulgação científica em escolas e eventos.

O evento foi liderado por Eduardo Quintanilha, diretor do AEB Escola, um programa que visa aproximar a atividade espacial e as escolas.



Vale lembrar que o diretor da Agência Espacial Brasileira já confirmou presença no 6º Encontro Internacional de Astronomia e Astronáutica, em abril, aqui em Campos. E em uma reunião recente em Brasília, o Clube de Astronomia de Campos foi tido o mais conhecido do país, pela AEB.

Pode-se ler o artigo publicado no Jornal O Diário e, logo depois o do Ururau:
A Agência Espacial Brasileira (AEB), instalada em Brasília, firmou uma parceria com o Clube de Astronomia Louis Cruls e está com representantes em Campos, pela primeira vez, para ministrar cursos de capacitação aos membros voluntários. O objetivo do projeto piloto é apresentar os trabalhos desenvolvidos pela AEB, trocar experiências e habilitar o grupo a difundir conhecimento a outros públicos.


O curso começou nesta quinta-feira e será concluído nesta sexta, com 12 horas de aulas teóricas e oficinas. No total, 15 alunos participam do curso. Neste contato, eles terão a oportunidade de conhecer o Projeto Espacial Brasileiro, confeccionar carrinhos-foguete e foguetes de garrafa pet e ainda participar de um workshop didático, que fará um mix de diversas matérias e assuntos que podem ser aplicados na astronomia. De acordo com o coordenador do Programa AEB Escola, Eduardo Quintanilha, “o Clube de Astronomia Louis Cruls foi escolhido por ser um dos mais atuantes do país”.

Diretor prestigiará evento

Ainda segundo o coordenador do Programa AEB Escola, esta é a primeira vez que a AEB sai da capital do país para realizar atividades como esta. “Realizamos algo parecido na Fundação de Amparo à Pesquisa de Brasília. É a primeira vez que nos deslocamos para outro estado a fim de desempenhar este papel”, disse.

De acordo ainda com Eduardo Quintanilha, o diretor da AEB, Carlos Gurgel, visitará Campos para participar do VI Encontro Internacional de Astronomia e Astronáutica, que acontecerá entre os dias 18 e 20 de abril. “Nós estamos realizando um grande sonho de nos tornar parceiros da AEB, que é uma referência na nossa área, assim como a Nasa é referência dos Estados Unidos. Agora que conseguimos estreitar os laços, vamos iniciar diversas outras atividades”, comemorou o líder do Clube, Marcelo Souza.

Agora, o artigo do Ururau sobre o evento:

Encontro marca parceria entre AEB e Clube de Astronomia de Campos

Representantes da Agência Espacial Brasileira (AEB – Escola) estiveram na planície Goitacá, ministrando cursos de capacitação e palestras para alunos do Clube de Astronomia Louis Cruls de Campos. O evento, que aconteceu nesta quinta (14/02) e sexta-feira (15/02), no auditório P5 da Universidade Estadual do Norte Fluminense (Uenf) – Darcy Ribeiro marcou uma parceria inédita entre o órgão e o clube campista. Além do mais, essa foi a primeira vez em que um membro da AEB vem oficialmente a cidade de Campos.

Gerente do programa AEB Escola e palestrante convidado, Carlos Eduardo Quintanilha, disse que o curso foi muito proveitoso, pois os alunos mostraram bastante interesse e empenho na realização das atividades que foram propostas na ocasião. “Acredito que esta será uma parceria muito boa e vai render bons frutos para um futuro próximo”, acrescentou.

Cerca de 20 jovens aprendizes compareceram a 2ª Capacitação de Monitores: Astronomia e Astronáutica, que teve como objetivo capacitar esses voluntários para que possam estar inseridos nas atividades que aprenderam durante o encontro, levando e trabalhando as mesmas em toda região.

Na ocasião, os alunos realizaram experimentos, lançamento de foguetes, além de discutirem e debaterem ideias sobre o tema. Todos os materiais utilizados são reutilizáveis ou de baixo custo. O encontro ainda contou com a presença das crianças do Abrigo Projeto Aconchego, que também realizaram experimentos junto aos aprendizes.

Para o coordenador do Clube de Astronomia Louis Cruls, o físico Marcelo de Oliveira Souza, essa parceria é uma realização de um sonho antigo. Segundo ele, a partir de agora, os alunos poderão realizar projetos e novas atividades com apoio e incentivo da AEB.

O órgão também estará mandando materiais para a sede do clube, a fim de, contribuir para um maior aprendizado dos estudantes.

“Desde a fundação do clube, há 16 anos, nós tínhamos esse sonho. A sede possui mais de 100 membros e agora vamos ter a possibilidade mais esse reconhecimento dentro do cenário nacional”, comemorou Marcelo.


Fonte: 
Agência Espacial ministra curso em Campos dos Goytacazes Agência Espacial ministra curso em Campos dos Goytacazes Reviewed by OTÁVIO JARDIM ÂNGELO on 19:13 Rating: 5

Um comentário