Meteorito cai na Russia e deixa 1200 feridos: cobertura completa e atualizações

Não há brasileiros entre feridos

Atualização (1 agosto): Impressionante imagem da entrada do meteorito visto do espaço. Veja aqui.

Atualização (dia 2 de maio): A retirada do fragmento do meteorito no lago pode trazer uma catástrofe para a comunidade local. A explicação é que, ao ser levantado do fundo do lago, iria danificar e contaminar o sistema de abastecimento dessas cidades, devido ao meteorito estar preso a um 'lodo' de vários metros. Mas existem algumas maneiras de retirá-lo, leia mais.

Atualização (dia 23 de fev): O meteorito que caiu na Rússia é do tipo "condrito ordinário". Foram estudados cerca de 50 pequenos fragmentos achados na cratera de 8 metros do lago congelado Chebakul. Segundo estudos recentes, o meteorito pesava 10 mil toneladas e entrou na atmosfera com velocidade de 30 km/seg. O número de feridos foi cerca de 1200, e 40 pessoas ainda permanecem hospitalizadas. O prejuízo financeiro está em cerca de 65 milhões de reais. Leia aqui.

Atualização (dia 15 de fev): A Agência de notícias AFP e o Departamento de Polícia da região russa de Chelyabinsk acabam de divulgar as primeiras imagens da cratera do meteorito. Ele caiu num lago congelado de Chebakul e o buraco possui 6 metros (Terra).

Atualização (dia 15, às 13h17min): Sobe para 950 os feridos, com 46 em estado grave. A primeira informação dizia 540 feridos (Veja e Voz da Rússia)
Atualização (dia 15, às 11h56min): Militares encontram cratera do meteorito no lago Chebarkul. Mais de 300 edifícios em 6 cidades foram atingidos (Voz da Rússia).

Primeiras Notícias

Cerca de 540 pessoas ficaram feridas em consequência de um meteorito que atravessou o céu sobre a Rússia nesta sexta-feira (15), lançando bolas de fogo na direção da Terra, quebrando janelas e acionando alarmes de carros. O meteorito caiu a 80 quilômetros da cidade de Satki, no distrito de mesmo nome, por volta das 9h20 locais (1h20 em Brasília).

Segundo agências de notícias russas, o Ministério de Situações de Emergência do país informou que 540 pessoas ficaram feridas e buscaram assistência médica, incluindo 82 crianças. Destas, 112 foram hospitalizadas.


Em entrevista à 'Rádio Estadão', integrante da comunicação social da Embaixada Brasileira na Rússia, Alexandra Rudakova, relata que não há brasileiros entre os feridos, mas que o clima é de pânico.

Moradores que estavam a caminho do trabalho em Chelyabinsk ouviram um barulho que parecia ser de uma explosão, viram uma luz forte e sentiram uma onda de tremor, de acordo com um correspondente da Reuters na cidade industrial, que fica a 1.500 quilômetros de Moscou.



O meteorito atravessou o horizonte, deixando um longo rastro branco em seu caminho que podia ser visto a até 200 quilômetros de distância, em Yekaterinburgo. Alarmes de carros soaram, janelas quebraram e telefones celulares tiveram o funcionamento afetado pelo incidente.

Autoridades municipais de Chelyabinsk disseram que cerca de 400 pessoas procuraram ajuda médica, a maioria por pequenos ferimentos causados por estilhaços de vidro.

"Eu estava dirigindo para o trabalho, estava bem escuro, mas de repente veio um clarão como se fosse dia", disse Viktor Prokofiev, de 36 anos, morador de Yekaterinburgo, nos Montes Urais. "Me senti como se estivesse ficado cego pela luz", acrescentou.

Não foram relatadas mortes em consequência do meteorito, mas o presidente Vladimir Putin, que nesta sexta recebe ministros da Fazenda dos países do G20, e o primeiro-ministro Dmitry Medvedev foram notificados sobre os acontecimentos.

Não há informações sobre a relação da queda do meteorito com a passagem, nesta sexta, de um asteroide de 50 metros de comprimento a 27.700 km acima da superfície da Terra. A distância é menor do que a órbita dos satélites de comunicação.

Alguns veículos da imprensa chegaram a informar que uma chuva de meteoritos teria caído sobre os Urais.

"Não foi uma chuva de meteoritos, mas um meteorito que se desintegrou nas camadas baixas da atmosfera", disse à agência "Interfax" a porta-voz do Ministério para Situações de Emergência da Rússia, Elena Smirnij.

Elena acrescentou que a onda expansiva provocada pela queda do corpo celeste quebrou as janelas de "algumas casas na região".

A porta-voz ministerial também informou que a queda do meteorito não alterou os níveis de radiação, que se mantêm dentro dos parâmetros frequentes para a região.

QUAL A DIFERENÇA ENTRE ASTEROIDE, METEORITO E METEORO?
Asteroides são corpos celestes menores que planetas que vagam pelo Sistema Solar desde sua formação, há 4,6 bilhões de anos. Meteoritos são pedaços de asteroides que eventualmente atingem a superfície da Terra. Meteoros são os rastros luminosos produzidos por pedaços de asteroides em contato com a atmosfera da Terra, resultado do atrito com o ar, e são popularmente reconhecidos como estrelas cadentes.


Fonte: 
Voz da Rússia (dia 23, às 14h46min)
G1 (com alterações)
Estado de S. Paulo (com alterações)
Veja (com alterações)
Voz da Rússia
Portal Terra
Meteorito cai na Russia e deixa 1200 feridos: cobertura completa e atualizações Meteorito cai na Russia e deixa 1200 feridos: cobertura completa e atualizações Reviewed by OTÁVIO JARDIM ÂNGELO on 10:36 Rating: 5

2 comentários

  1. Olá, Otávio!!!!

    O pai desse meteorito aí, vai passar hoje 15/02/2013, logo mais à tarde, porém, raspará a superfície da Terra a 27 000 km de distância e, não causará nenhum estrago por aqui, felizmente!!!!

    Um abraço!!!!!

    ResponderExcluir