Os estádios da Copa do Mundo vistos do espaço

Imagens de satélite mostram os palcos da Copa

Em meio a toda essa polêmica quanto aos gastos com a Copa do Mundo, foi divulgado essa semana imagens dos estádios (ao todo são 12, e se dependesse de Lula seriam 17) vistos do espaço, à cerca de 700 km na órbita terrestre. Nas imagens é fácil perceber que as obras ainda não estão completas.

A divulgação foi feita pelo grupo Airbus Defence and Space, uma divisão da Airbus responsável pelo desenvolvimento e fabricação de produtos destinados à aplicação aeroespacial e de defesa. Esse grupo foi reestruturado no início desse ano, e veio da extinção da EADS. A fusão de três das empresas controladas pela EADS (Astrium, Cassidian e Airbus Military) deu origem a essa nova unidade.

As imagens foram capturadas por dois satélites gêmeos, chamados Plêiades 1A e 1B, que fotografam toda a superfície da Terra a cada 26 dias, numa altitude de 694 km. Eles foram lançados em dezembro de 2011 (1A) e dezembro de 2012 (1B) pelas naves russas Soyuz, da base de Kourou (na Guiana Francesa) e deverão operar por pelo menos cinco anos.
O programa Plêiades foi criado dentro do projeto francês-italiano ORFEO (Optical & Radar Federated Earth Observation) em 2001, mas o projeto só foi lançado em outubro de 2003 pela CNES (agência espacial francesa) num consórcio com a EADS Astrium (atual Airbus Defence and Space).

Cada fotografia tem uma resolução de 70 centímetros. Os satélites também capturam imagens em 3D e têm um capacidade teórica máxima de 1 milhão de km² por satélite.

Mas, vamos ao que interessa. As imagens dos estádios serão mostradas com algumas informações sobre sua arquitetura, projeto de construção, preço, etc.

  • Estádio de Brasília: O Estádio Nacional de Brasília, conhecido como Mané Garrincha, receberá a seleção brasileira no terceiro jogo da primeira fase, contra Camarões.Orçado inicialmente em R$ 745 milhões, o estádio custou R$ 1,6 bilhão. Acomoda 70.064 torcedores.

  • Estádio de Manaus: Muito questionada por causa da pouca expressão do futebol amazonense, a Arena Amazônia, em Manaus, ainda precisa concuir obras ao seu redor. O estádio vai receber o duleo entre Inglaterra e Itália logo no terceiro dia da Copa. Acomoda 42.374 torcedores.

  • Estádio de Fortaleza: Estádio Castelão, em Fortaleza, foi reformado para receber o Brasil. A seleção enfrenta o México na capital do Ceará, no dia 17. Acomoda 64.846 torcedores.
Continue lendo...

  • Estádio de Belo Horizonte: O novo Mineirão, em Belo Horizonte, está cercado por concreto para receber os torcedores. A Argentina e o Uruguai vão jogar no estádio. Acomoda 62.547 torcedores.

  • Estádio do Rio de Janeiro: Palco da final da Copa, o Maracanã, no Rio, chama atenção para a nova cobertura. No entorno, a imagem aérea mostra o estádio de atletismo Célio de Barros completamente modificado. acomoda 73.531 torcedores.

  • Estádio de Salvador: A Arena Fonte Nova, na capital baiana, foi totalmente reconstruída depois que o estádio anterior perdeu parte da arquibancada. Acomoda 48.747 torcedores

  • Estádio de Cuiabá: Colômbia, Japão, Rússia, Nigéria e Holanda vão até Cuiabá para estreiar a Arena Pantanal, construída para receber apenas quatro jogos da Copa do Mundo. Acomoda 43.500 torcedores.


  • Estádio de Curitiba: Totalmente reformada, a Arena da Baixada, em Curitiba, quase desaparece em meio às casas da capital paranaense. Acomoda 41.500 torcedores.

  • Estádio de Natal: O design arrojado destaca o Estádio das Dunas, em Natal, que vai receber o jogo entre México e Camarões, rivais do Brasil no Grupo A, além da seleção italiana. Acomoda 45.000 torcedores.

  • Estádio de Recife: Recife já tinha sediado uma partida da Copa do Mundo de 1950 (Chile 5 x 2 Estados Unidos), com a Ilha do Retiro, mas para 2014 recebeu um estádio novinho em folha. A Arena Pernambuco já foi testada na Copa das Confederações. Cercada por verde, o estádio está distante da capital pernambucana. Acomoda 46.154 torcedores.

  • Estádio de São Paulo: A Arena Corinthians, conhecida como Itaquerão, foi o último estádio a receber uma partida-teste para o Mundial. A imagem mostra que algumas obras ainda acontecem no entorno. Acomoda 48.000 torcedores.

  • Estádio de Porto Alegre: No Rio Grande do Sul, o Estádio Beira-Rio, do Internacional, ganhou um companheiro, ao lado, com uma homenagem ao futebol. A cobertura do ginásio Gigantinho ganhou 'gomos' de uma bola. Acomoda 56.000 torcedores.



Fonte:
Wikipédia (Airbus Defence and Space)
Wikipédia (satélites Plêiades)
Os estádios da Copa do Mundo vistos do espaço Os estádios da Copa do Mundo vistos do espaço Reviewed by OTÁVIO JARDIM ÂNGELO on 07:02 Rating: 5

Nenhum comentário