Inscrições abertas para o Curso à Distância do Observatório Nacional 2015: Cosmologia

Um dos cursos mais esperados para os entusiastas em astronomia abriu INSCRIÇÕES hoje.

O curso à distância na área de astronomia, em nível de divulgação, é oferecido regularmente pela Divisão de Atividades Educacionais do Observatório Nacional. O seu principal objetivo é socializar o conhecimento científico por meio de um veículo eletrônico que hoje é usado por grande parte da população, a internet.
Entre no grupo de discussão do curso no FacebookVeja o site OFICIAL AQUI. Hoje os cursos a distância são uma importante ferramenta de inserção social, pois permitem que todas as camadas da população tenham acesso à informação científica, veiculada com uma linguagem simples.
Este curso é uma grande oportunidade para aproximar a ciência da sociedade.

Duração do curso
O curso de "Cosmologia" terá duração de 05 (cinco) meses, sendo iniciado no dia 09 de março de 2015 e encerrado no dia 10 de agosto de 2015. O curso é constituído de 10 (dez) módulos, num total de 60 capítulos.
Inscrição
Neste curso teremos uma nova forma de inscrição e emissão de certificados. As inscrições serão abertas no dia 27/02/2015 e permanecerão abertas até o final do último dia de prova (10/08/2015).
O curso não tem custos
Os cursos a distância, oferecidos pelo Observatório Nacional, são inteiramente grátis. Nenhuma taxa é cobrada aos participantes. O material produzido, disponibilizado no site, pode ser copiado (download) e impresso, desde que não seja publicado em outros meios ou vendido, o que caracteriza crime de propriedade intelectual.
O participante que receber qualquer mensagem ou sugestão que indique custos, deve enviar imediatamente uma cópia para daed@on.br para tomarmos as providências cabíveis.

HISTÓRIA DA COSMOLOGIA
Início 09 de março/2015, prova 24 a 27/abril/2015
CONHECENDO O UNIVERSO EM QUE VIVEMOS
Início 09 de março/2015, prova 24 a 27/abril/2015
A TEORIA RELATIVÍSTICA DA GRAVITAÇÃO E A NOVA VISÃO DO CONTEÚDO DO UNIVERSO
Início 28 de abril/2015, prova 29/maio/2015 a 01/junho/2015
O NOVO CONCEITO DE ESPAÇO E TEMPO E A TEORIA RELATIVÍSTICA DA GRAVITAÇÃO
Início 28 de abril/2015, prova 29/maio/2015 a 01/junho/2015
OS MODELOS COSMOLÓGICOS
Início 28 de abril/2015, prova 29/maio/2015 a 01/junho/2015
CONCEITOS FUNDAMENTAIS SOBRE A ESTRUTURA DA MATÉRIA
Início 28 de abril/2015, prova 29 a 01/junho/2015
A HISTÓRIA TÉRMICA DO UNIVERSO
Início 02 de junho/2015, prova 03 a 06/julho/2015
NEM TODOS ACEITAM O BIG BANG: AS TEORIAS ALTERNATIVAS
Início 02 de junho/2015, prova 03 a 06/julho/2015
GRAVITAÇÃO QUÂNTICA E OS PROBLEMAS DO ESPAÇO E DO TEMPO
Início 07 de julho/2015, prova 07 a 10/agosto/2015
NOVAS IDEIAS SOBRE O UNIVERSO
Início 07 de julho/2015, prova 07 a 10/agosto/2015




























As provas
As questões das provas sempre terão um conteúdo genérico. Não será exigido conhecimento de fórmulas, cálculos e gráficos. Lembre-se que este curso é de informação e divulgação científica, apesar da necessidade da apresentação de algumas equações.
Serão realizadas 04 (quatro) provas durante o curso.
As provas terão duração de 4 (quatro) dias, sempre iniciando numa Sexta-Feira às 0h e terminando na Segunda-Feira à meia-noite. Durante este período o aluno poderá consultar previamente a prova, sem precisar fazê-la.
Recomendamos ao aluno copiar a prova para o seu computador (download), responder as questões e depois entrar no sistema para realizar a prova. Isso diminui o risco do aluno ter sua prova enviada incorretamente por algum problema de transmissão de dados da sua rede internet.
A rede e o sistema de energia do Observatório Nacional são redundantes (duplicados), ou seja, o risco de falhas é bastante minimizado.
Também recomendamos que os alunos evitem realizar a prova no último dia, pois o sistema poderá ficar lento ao acesso à prova, aumentando assim os riscos de falhas (rede, energia elétrica, etc).
Quando o aluno terminar a prova, deve, obrigatoriamente, clicar nos botões CONCLUIR e ENTREGAR PROVA, para que o sistema dê por encerrado o evento com sucesso.
Não haverá, em hipótese alguma, segunda chamada.
IMPORTANTE: SOMENTE no período de provas o aluno utilizará, obrigatoriamente, o LOGIN e a SENHA. Caso esses dados sejam extraviados, o aluno poderá recuperá-los, sendo acessados pelo botão "Esqueci minha senha".
Certificado do curso
Ao final do curso o certificado será emitido e disponibilizado na página do Observatório Nacional, sem qualquer custo. Não será emitido ou enviado certificado impresso ou declarações. A divulgação das notas e o acesso ao certificado são restritos ao aluno.
Cada módulo corresponde a 12 horas de curso. No final do curso o certificado será emitido multiplicando-se o número de módulos por prova realizada, com nota média mínima igual a 6,0(seis), por 12 horas. Assim, o aluno que tiver feito todas as quatro provas, tendo obtido a nota mínima em cada uma delas, terá um certificado de 120 horas.
Inscrições abertas para o Curso à Distância do Observatório Nacional 2015: Cosmologia Inscrições abertas para o Curso à Distância do Observatório Nacional 2015: Cosmologia Reviewed by OTÁVIO JARDIM ÂNGELO on 20:21 Rating: 5

7 comentários

  1. Olá...falta uma semana para a 1ª prova. As senhas para acesso às provas já foram distribuídas???

    ResponderExcluir
  2. Olá, estou interessado em fazer o curso, ainda é possível?

    ResponderExcluir
  3. Quero muito fazer o próximo curso me avisem por favor.obg

    ResponderExcluir
  4. Quero muito fazer o próximo curso me avisem por favor.obg

    ResponderExcluir
  5. Quando será proximo período de inscrição?

    ResponderExcluir
  6. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  7. Quando será o próximo período de inscrição ? pois estou interessado. Pois meu email é : josenildo0504@outlook.com

    ResponderExcluir