8º Encontro Internacional de Astronomia e Astronáutica

Hoje (9 de abril) começou um dos maiores eventos de ciência do Brasil; e em astronomia, um dos mais reconhecidos do mundo. O 8º Encontro Internacional de Astronomia e Astronáutica (EIAA), realizado na cidade de Campos dos Goytacazes (RJ) vai até o dia 11, com palestras, mini-cursos, exposição de foguetes e observação do céu.

Entre os principais palestrantes, temos Anousheh Ansari (1ª mulher turista espacial) e Stephen Ramsden (fundador do maior projeto de divulgação de astronomia do mundo). 

O evento é realizado pelo Clube de Astronomia Louis Cruls, único com chancela da Unesco. E no fim de semana anterior aconteceu o Pré-Encontro, evento realizado no Shopping Boulevard, com observação do céu e exposição de foguetes, maquetes, etc. Veja mais sobre as edições anteriores do Encontro Internacional.

ATENÇÃO: este artigo será atualizado com as fotos do evento.

Abaixo a lista e a descrição dos palestrantes:

- Anousheh Ansari:
Em 18 de setembro de 2006, Ansari subiu ao espaço numa nave russa a Soyuz TMA-9, para uma estadia de nove dias a bordo da Estação Espacial Internacional, a primeira mulher turista a visitá-la. Anousheh Ansari dá nome ao prêmio Ansari X Prize, oferecido pela fundação X-Prize a quem fizesse o primeiro voo espacial sub-orbital independente da história.

- Oded Ben-Horin:
Coordenador de Projetos do projeto Comenius Multilateral UE CREAT-IT. CREAT-IT explora a criatividade no ensino da ciência interdisciplinar inspirado nas artes nos seguintes países: Noruega, Reino Unido, Grécia, Sérvia, Itália e Bélgica. Ele é, junto com o professor Magne Espeland, o idealizador do "Escrever uma Opera de Ciência" (WASO), uma metodologia educacional que atua em cinco países europeus (www.hsh.no/waso). Oded vai, em 2015, coordenar o projeto "SkyLight: a Opera Global Science" com a Rede de Formação de Professores Galileu. O projeto foi oficialmente endossado pela União Astronômica Internacional (IAU).

- Patrick Miller:
Fundador e diretor da Campanha de Busca Astronômica Internacional (IASC). Um magnífico programa internacional de busca de asteroides com a participação de estudantes de ensino médio e de universidades.

- Pedro Ré:
Astrônomo amador há mais de 40 anos, seu principal interesse são imagens do céu. Ele possui dois observatórios e suas imagens já foram publicadas até na revista Sky and Telescope. Ele é um biólogo marinho e professor da Universidade de Lisboa (Portugal). Pedro Ré tem PhD em Ecologia Animal.

Claudio Melo:
É o chefe do escritório para Ciência no Chile do ESO. Seus principais interesses são encontrar planetas em diferentes ambientes, tais como aglomerados abertos, estrelas pobres em metal e jovens estrelas. Do ponto de vista técnico, Claudio está familiarizado com medições de alta precisão de velocidades radiais e está interessado em como superar as diferentes fontes de ruído para atingir os 10 cm/s de precisão e, eventualmente, encontrar uma exo-Terra. Para os próximos anos, ele está disposto a desenvolver novos projectos no domínio da Astrobiologia.

- Martin Makler:
É Pesquisador do Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas. Tem experiência nas áreas de Astronomia e Física, com ênfase em Cosmologia, atuando principalmente nos seguintes temas: lentes gravitacionais, aglomerados de galáxias, energia e matéria escuras, quartessência e formação de estruturas em grande escala. Coordena o SOAR Gravitational Arc Survey e a participação brasileira no CFHT Stripe 82 Sruvey e VISTA-CFHT Stripe 82 Survey. Também tem forte atuação na área de divulgação e popularização científica.

- Stephen Ramsden:
Fundador e diretor do maior programa sem fins lucrativos de popularização de astronomia no mundo, O Projeto de Astronomia Solar Charlie Bates (SBSAP, na sigla em ingês) possui os famosos sites solarastronomy.org e solarscopereviews.com. CBSAP oferece alta tecnologia para divulgação da Astronomia de forma absolutamente gratuita a mais de 250.000 pessoas no mundo anualmente.

- Mike Simmons:
É astrônomo amador há 40 anos e adora compartilhar o céu com os outros. Mike participou da Los Angeles Astronomical Society no início de 1970 e participou ativamente da sociedade, incluindo dois mandatos como Presidente e dez anos no Conselho de Administração. Vendo astronomia como um interesse universal, que transcende as diferenças culturais, Mike fundou os Astrônomos Sem Fronteiras (AWB) em 2006. Mike é também um escritor e fotógrafo, que tem contribuído para publicações como Scientific American, Astronomy and Sky and Telescope, onde ele é um editor contribuinte. Em 2005, Mike recebeu o Clifford W. Holmes Award, uma honraria concedida anualmente pela RTMC para uma "grande contribuição para a popularização da Astronomia". Em 2009, Mike recebeu o prestigioso Prêmio G. Bruce Blair concedido anualmente para os astrônomos amadores pelas "excelentes contribuições para a astronomia amadora." O planeta menor Simmons foi nomeado em sua honra em 2003, em parte por suas "atividades de extensão variadas em astronomia."

Esse ano o evento é realizado no IFF (Instituto Federal Fluminense), no campus Guarus e o alojamento na Fundação Municipal de Esportes.

A programação completa do evento pode ser vista abaixo:



9 de abril

9:00h – Abertura
– Homenagem à memória do Prof. Ronaldo Rogério de Freitas Mourão

10:30h – “O Circulo Virtuoso da Astronomia” – Claudio Melo

12:00h – Almoço

14:00h –  “A Espectroscopia do Sol e como compartilhá-lo para salvar o mundo“ - Stephen Ramsden

15:15h - “SkyLight – Uma Ópera Mundial da Ciência” – Oded Bem-Horin

16:30h – Intervalo

17:00h –  “Colaboração na Busca Astronômica Internacional: Descobertas Astronômicas Originais na Sala de Aula” - Patrick Miller

18:00h
- “Participação de Campos dos Goytacazes no IASC” – Anthony Garotinho Barros Assed Matheus de Oliveira (CALC), Sarah Tavares Cabral (E.M. Claudia Almeida Pinto de Oliveira) e Caio Crespo Moraes (CALC)

19:00h – Observação do Céu e Atividades Culturais
10 de Abril

9:00h – “Como a Astronomia mostra o nosso lugar no Universo” – Mike Simmons

10:15h
 – Intervalo – Apresentação de Painéis

10:30h – “A fronteira final de Jornada nas Estrelas (Star Trek) está próxima a linha do horizonte” – Anousheh Ansari

12:00h
– Almoço

14:00h – 16:00h - Sessão Solene na Câmara dos Vereadores de Campos dos Goytacazes – vagas limitadas

16:30h – Workshops

– “Introdução à obtenção de imagens do Sol” - Stephen Ramsden
– “Campanhas de Busca de Asteroide com Estudantes: observação e avaliação dos Descobrimentos no principal cinturão de asteroides“ - Patrick Miller
– “Escrever uma Ópera de Ciência (WASO) e o projeto CREAT-IT” - Oded Bem-Horin
– “Astrofotografia” – Pedro Ré
– “Noções Básicas de Astronomia” – time do Clube de Astronomia Louis Cruls

19:00h – Observação do Céu e Atividades Culturais

11 de Abril

9:00h – Comunicações Orais

- “Parceria com o Observatório da Universidade de Tarleton” -– Monique Barreto Pessanha, Róbson Chagas e Adonis Teixeira de Azevedo (CALC)
– “Observatório Astronômico (GOA)”.- José Onésimo de Miranda, Dayana Seschini do Nascimento, Ana Carolina Frizzera Sampaio, Márcio Malacarne e Isabela Crespo Januarío de Oliveira (UFES)
- “Astronomia no Vale do Rio dos Sinos, RS” - “Doze anos divulgando a Astronomia no Rio Grande do Sul” – Valdir Boesel (Clube de Astronomia Nós e os Astros)
- “Importância do Ensino e Divulgação de Astronomia, atividades do GAFC e UNAWE” – Douglas Ferrari, (GAFC, IFC – Concórdia), Fabio Muchenski (IFC - Concórdia) e Derisnei Reis (GAFC)
– “Adaptação do projeto 'Universe in a Box' para a realidade brasileira.” - Marcia Regina Santana (UFES)
- “A Astronomia no Currículo Mínimo Estadual de Física do estado do Rio de Janeiro” – Adriana Oliveira Bernardes (UENF)
- “Meteoros e Meteoritos” - Paulo Oliveira (Observatório Astronômico Aristarco de Samos)
- “Céu Aberto” – Raphael Salles Pontes da Silva (IFF)
- “Planetários Móveis - Considerações gerais e conteúdo por série” – JSergio Marques (Planetário Cuesta)
- “Universo Desconhecido - Astronomia para os deficientes visuais” - Hélio Dutra, Tamirys Pessanha Salles de Assis e Marcelo de Oliveira Souza (CALC)
- “Sky Sentinel – Patrulhando o Céu” - Guilherme Ferreira Franco, Phâmela Lopes, Christiano Carvalho Leal (IFF), Dirk Ross (AWB) e Marcelo de Oliveira Souza (CALC)

10:30h
 – Intervalo – Apresentação de Painéis

11:00h
– “O maravilhoso mundo de Einstein” – Martin Makler (CBPF)

12:00h – Almoço

14:00h – “Turismo Espacial“ - Marcos Roberto Palhares (Agência Marcos Pontes) 

15:00h – “Observar e fotografar o Sol” – Pedro Ré

16:15h
– Intervalo

16:30h – “Planetário Viajero vai para escolas em Cartagena, a importância da astronomia para ver o mundo de forma diferente” - Juan Vejarano (Impulsor del Planetario Viajero Colombia)

17:00h – “Vamos falar de sonhos? – Uma Viagem especial para Marte” – Marcelo de Oliveira Souza (CALC)

18:00h – Encerramento

Durante o evento ocorrerá a exposição “Universo em quadros e Modelos de Foguetes” organizado pelo João Batista Lannes (CALC)

Posters
- “Utilização de foguetes de garrafa PET como forma de demonstração das aplicações das Leis de Newton.” - Irapuan Filho (IFMA)
- “Telescópio Fotométrico de Grande Abertura e Baixo Custo” – João Fonseca (M-104 - Los Sombreros)
- “Análise dos conhecimentos dos alunos de ensino médio com relação à gravitação universal” - Larissa Maciel do Nascimento (Instituto Tecnológico de Engenharia)
- “Física Divertida: construindo ações de educação em Astronomia e Ciências na Infância.” - Silvana Bezerra Magalhães, Daniel Copque Veronese and Warley Gervasio (CEFET- RJ)
- “Elaboração de jogos didáticos com conteúdos de Astronomia do currículo mínimo estadual de Física do Rio de Janeiro” - Alessandra Werneck, Vinícius Pery e Adriana Oliveira Bernardes (UENF - CEDERJ)
- “Ensino de Astronomia em Unidade Prisional na Cidade do Rio de Janeiro” - Sandra Regina Moura Dias (Colégio Estadual Anacleto de Medeiros)
- “Inserção de marés no Problema Spin-Órbita” – Filipe Ribeiro (Unesp/Rio Claro)
- Exibição de Um Jogo para Ensino de Tópicos de AStronomia do currículo mínimo no Ensino Médio organizada por Adriana Ferreira de Souza (CEFET-RJ/ UnED Nova Friburgo)

8º Encontro Internacional de Astronomia e Astronáutica 8º Encontro Internacional de Astronomia e Astronáutica Reviewed by OTÁVIO JARDIM ÂNGELO on 20:05 Rating: 5

Nenhum comentário