Buraco negro no centro da Via-Lactea!!!

Que no centro da nossa galáxia existia um buraco negro já se sabia, mas existe agora uma foto...
A foto, divulgada hoje pela NASA, 'mostra' o buraco negro supermassivo de Sagitário A, localizado na constelação de Sagitário, à 26 mil anos-luz da Terra. A imagem é do Telescópio Chandra, e utilizou faixas nos raios-x.
Com extensão de 114 anos-luz, ele possui mais de 1 milhão de massas solares!!

Acredita-se que no centro da maioria das galáxias exista um buraco negro: regiões onde o campo gravitacional é tão forte que nem a luz escapa (daí o termo 'negro'). É uma estrela comprimida até um ponto infinitamente pequeno e densidade infinita. Eles podem surgir nos estágios finais de estrelas com 10 vezes mais massa do que o nosso pequeno Sol. Estima-se que existam 10 milhões de buracos negros na nossa Galáxia.
Eles começaram como uma possibilidade teorica em 1783, mas só seriamente estudada com o advento da Teria da Relatividade de Einstein, em 1915. O 1° a ser descoberto pelos astrônomos foi em 1971, chamado de Cygnus X-1, na Constelação de Cisne.
Se você tivesse a sorte (ou azar) de cair num deles, e sobrevivesse a radiação e a gravitação, emergiria em outra parte do espaço-tempo (ou seja, em outro lugar do espaço, num outro momento do tempo): são os chamados buracos de minhoca, as pontes no espaço, os expressos cósmicos (tributo aqui à Carl Sagan...). Existe a possibilidade teórica de até emergir num outro Universo!! Mas isso é assunto pra outro dia...
Buraco negro no centro da Via-Lactea!!! Buraco negro no centro da Via-Lactea!!! Reviewed by OTÁVIO JARDIM ÂNGELO on 22:57 Rating: 5

2 comentários

  1. Mt linda essa imagem do buraco negro!
    O blog tá super legal, continue assim.
    Bjs.

    ResponderExcluir
  2. não só a imagem mas também o conteúdo é muito legal e educativo, falando sobre buracos negros, a distânçia em anos luz...muito bom mesmo!!!

    ResponderExcluir