Esperada chuva de meteoros Geminídeas já começou.

Dia 9 (quinta-feira) começou umas das chuvas de meteoros mais esperadas do ano: a Geminídeas.
Essa chuva é resultado dos restos do cometa 3200 Phaethon,sua taxa horária esperada para esse ano é de 80 meteoros que possuem uma gama de cores, que vai desde o branco, passando pelo azul, amarelo, vermelho e verde. Essa chuva pode ser observada até o dia 19 de Dezembro, com o máximo ocorrendo no dia 13 do mesmo mês.
Região do céu onde 'sairão' os meteoros, a constelação de Gêmeos (Blog 'O Astronomo')





No link (http://topaz.streamguys.tv/~spaceweather/) , podemos ouvir a passagem dos meteoros!!
Para estimar a taxa horaria em seu local, utilize a calculadora da NASA: ( http://leonid.arc.nasa.gov/estimator.html ) lá é possivel adicionar os dados de sua localização, a intensidade da poluição luminosa e altitude de observação.
A Agencia Espacial Americana - NASA - informou em seu site que as taxas horarias podem chegar ir de 50 a 80 meteoros por hora, podendo chegar à 120 meteoros por hora.
Chuva de meteoros é um evento em que um grupo de meteoros são observados irradiando de um único ponto no céu, chamdao de radiante. Esses meteoros são causados pela entrada na atmosfera de detritos a velocidades muito altas. Numa chuva de meteoros, esses detritos geralmente são resultado de interações de um cometa com a Terra, em que material do cometa é desprendido de sua órbita, ou quando a Terra cruza essa órbita.
A maior chuva de meteoros ocorrida na história se deu no dia 13 de novembro de 1833. Esta chuva de meteoros pôde ser vista do Canadá até o México.
Fonte: Wikipédia e o Blog "O Astronomo" (http://oastronomo.blogspot.com/2010/12/chuva-de-meteoros-geminideas.html) do Chrystian.
Esperada chuva de meteoros Geminídeas já começou. Esperada chuva de meteoros Geminídeas já começou. Reviewed by OTÁVIO JARDIM ÂNGELO on 13:48 Rating: 5

Um comentário

  1. pode ficar a vontade para retirar informações do meu blog, apenas indique nas fontes.
    GRande Abraço

    ResponderExcluir