Tempestade solar cria filamento do dobro do distância Terra-Lua

Uma tempestade solar, que começou no domingo, criou uma enorme massa de plasma que se estende por todo o resto da estrela.
Com uma extensão de aproximadamente 700 mil quilômetros, quase o dobro da distância entre a Terra e a Lua, o megafilamento cruzou a região sul do Sol, segundo um site que monitora tempestades solares e eventos celestes.
Filamento (embaixo, à esq.) tem cerca de 700 mil quilômetros, quase o dobro da distância entre a Terra e a Lua (SDO/NASA)


A agência espacial norte-americana Nasa divulgou nesta semana a imagem do filamento.
"A estrutura maciça é um alvo fácil para ser visto de telescópios amadores", lembra o site. Para isso, os observadores não podem olhar diretamente para o Sol ou pelo telescópio, já que o ato provoca pode prejudicar a visão --há necessidade de equipamento para filtros e óculos especiais.
Como outros fenômenos do gênero, o filamento não deve durar muito tempo. "Até agora, a estrutura maciça paira quieta acima da superfície solar, mas agora mostra sinais de instabilidade", comentou um repórter do site.
Fonte: Folha OnLine.
Tempestade solar cria filamento do dobro do distância Terra-Lua Tempestade solar cria filamento do dobro do distância Terra-Lua Reviewed by OTÁVIO JARDIM ÂNGELO on 22:54 Rating: 5

4 comentários

  1. Incrível imagem. Não dá pra conceber tal grandiosidade da natureza, uma "cauda" de fogo mais extensa a distância entre a Terra e Lua, um mar de chamas, e mesmo assim, um evento repentino de nossa estrela. Extraordinário.

    ResponderExcluir
  2. Caro Otávio,

    Gostei de vários posts aqui.
    Decidi contactá-lo mas não vi qualquer e-mail para contacto.
    Pode-me contactar para o astroPT?

    abraço!

    Carlos
    http://astropt.org/blog/colaboradores/

    ResponderExcluir
  3. Carlos, já entrei em contato e tambem coloquei o meu contato aquio no blog xD

    ResponderExcluir